TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consulta pós-design - CASA

Tese: Consulta pós-design - CASA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  4.198 Palavras (17 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 17

Inquérito Posterior ao Desenho - CASA

As questões listadas nesta seção para cada desenho estão numeradas de acordo com o Protocolo de Interpretação do H-T-P.

1. Quantos andares tem esta casa? Esta é uma pergunta que testa a realidade. Também mede a atenção, já que indivíduos altamente perturbados ou retraídos res-pondem sem olhar para os desenhos.

2. De que esta casa é feita? É uma boa prática determinar o que o material da casa significa para o sujeito. Tijolos, por exemplo, podem representar estabilidade para um indivíduo e economia de manutenção para outro.

3. Esta casa é a sua própria casa? De quem é ela? Muito frequentemente, os indivíduos costumam desenhar suas próprias casas, mas eles raramente as reprodu¬zem corretamente - por diversas razões, além do fato que a maioria das pessoas não desenha com a exatidão de um arquiteto. Uma razão pode ser porque a casa é um auto-retrato do indivíduo, quando ele age numa situação que envolve os aspectos mais íntimos de suas relações interpessoais. Uma outra pode ser porque os indivíduos tendem a enfatizar os aspectos da casa que tenham significados mais agradáveis ou desagradáveis para eles. Essa ênfase pode incluir exagero ou diminuição de um de¬talhe e/ou distorção da proporção e da perspectiva. Uma terceira razão pode ser o fato de que a casa em parte, às vezes, representa várias habitações do passado, do presente e do futuro. Se a casa pertencer a uma outra pessoa, determinar se é vista como um lugar positivo ou negativo.

4. Em que casa você estava pensando enquanto estava desenhando? Esta per-gunta procura obter informações que levem a uma identificação mais precisa. A casa desenhada, bem como a árvore e a pessoa, podem ter diversas identidades.

5. Você gostaria que esta casa fosse sua? Porque? A resposta do indivíduo a esta pergunta pode revelar atitudes em relação a seu lar e às pessoas com quem ele partilha o lar. Pode mostrar que tipo de casa o indivíduo gostaria de ter, a força do desejo de possuí-la e a probabilidade de que este objetivo produzirá frustração. Se o indivíduo preferir esta casa à sua, por ser maior, é provável que exista uma superlota¬ção real ou um sentimento de frustração. Se a casa é rejeitada por ser grande de¬mais, o indivíduo pode se sentir inseguro em sua casa atual.

6. Se esta casa fosse sua e você pudesse fazer nela o que quisesse, qual quarto você escolheria para você? Por que? O desejo expresso de indivíduos retraídos de procurarem refúgio em um quarto dos fundos do andar de cima pode ser surpreen¬dente. Um quarto de um andar superior pode ser escolhido, pois assim o indivíduo pode olhar para fora mais facilmente. Indivíduos desconfiados tendem a escolher quartos que lhes permitam a observação total dos arredores das portas. Ocasional¬mente, as razões para a escolha de um quarto no andar de baixo revelarão sentimen¬tos de insegurança e a necessidade de se estar mais próximo da realidade. Qualquer outra escolha que não seja a de um quarto pode ser vista como significativa e pode ser interpretada em termos da significação do cómodo particular escolhido. A posição do cómodo escolhido em relação aos outros quartos pode indicar o grau de proximi¬dade sentido em relação a cada membro da família.

7. Quem você gostaria que morasse nesta casa com você? Por que? Crianças desajustadas podem revelar forte necessidade de afeto e aprovação paterna dizendo que querem os pais morando com elas, mas não os seus irmãos. Indivíduos forte¬mente paranóicos geralmente preferem morar sozinhos ou com outra pessoa que eles possam dominar. Os pacientes rapidamente detectam o significado desta per¬gunta e evitam respostas diretas; a tentativa de evasão pode ser mais reveladora do que uma resposta franca.

8. Quando você olha para esta casa, ela parece estar perto ou longe? Esta é uma outra pergunta que testa a realidade e respostas diretas, contradizendo a realidade, são significativas. Normalmente a proximidade parece significar capacidade de reali¬zação ou sentimentos de calor e acolhimento, ou ambos. A distância sugere luta ou sentimentos de rejeição, ou ambos.

9. Quando você olha para esta casa, você tem a impressão que ela está acima, abaixo ou no mesmo nível do que você? As respostas a esta pergunta parecem se referir a relações pessoais, com ênfase no lar e na família.

10. Em que esta casa faz você pensar ou lembrar? A qualidade da associação é importante, bem como sua valência para o indivíduo.

11. Em que mais? É importante dar ao indivíduo a oportunidade de expandir suas associações em cada desenho. Aqui, mais uma vez, a qualidade das relações entre as ideias é tão interessante como o seu tom positivo ou negativo para o cliente.

12. É um tipo de casa feliz, amigável? O tom emociona! que acompanha uma resposta negativa pode dizer muito sobre o ponto de vista do indivíduo em relação ao lar e aos que o habitam. Respostas altamente evasivas podem indicar valências forte¬mente negativas.

13. O que nela lhe dá essa impressão? Ocasionalmente um indivíduo tentará justi¬ficar uma resposta descrevendo detalhes físicos superficiais da casa, descrevendo-a como uma casa feliz porque ela tem cortinas, fumaça saindo da chaminé, etc. Res¬postas a esta questão serão uma expressão direta dos sentimentos do indivíduo refe¬rentes às pessoas que ocupam a casa desenhada e sua opinião ou seus sentimentos em relação a eles.

14. A maioria das casa é assim? Por que você acha isso? Esta pergunta tenta determinar em que extensão têm sido generalizados os sentimentos hostis ou amigá¬veis do indivíduo em relação à casa e a seus ocupantes.

15. Como está o tempo neste desenho? (período do ano e do dia, céu, temperatura).

16. De que tipo de tempo você gosta? Esta pergunta mostra o nível de estresse ou calor humano no lar.

17. De quem esta casa faz você lembrar? Por que? Muitas vezes a pessoa nomea-da é um membro íntimo da família do indivíduo.

18. Do que esta casa mais precisa? Por que? Respostas definidas expressam, normalmente, a necessidade do indivíduo de afeto, abrigo, segurança e boa saúde.

19. Se "isto" fosse uma pessoa ao invés de (qualquer objeto desenhado separado da casa), quem seria? Frequentemente objetos aparentemente irrelevantes desenha¬dos ao redor da casa representam membros da família ou pessoas com as quais o indivíduo está intimamente associado. A distância deles em relação à casa na folha do desenho pode caracterizar estas relações pessoais.

20. A que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com