TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Da Psicologia Da Educação Para A Psicopedagogia

Trabalho Universitário: Contribuições Da Psicologia Da Educação Para A Psicopedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

Segundo SALVADOR; MESTRES; GOÑI e GALLART (1999), as relações entre a Psicologia e a Educação remontam a tempos antigos. Historicamente essas duas áreas do conhecimento caminham de modo interdependente, uma sempre discutindo e destacando questões relacionadas à outra. Em alguns momentos são registrados conflitos, com discordância em relação aos temas fundamentais de cada uma – que se interpenetram – e com tentativas de sobreposição de uma perspectiva sobre a outra.

Tradicionalmente, percebe-se a Psicologia como ciência comprometida com padrões estritamente científicos em suas investigações e a Educação como área de aplicação dos achados de várias ciências que investigam os processos educativos.

Porém, enxergar a Educação desta maneira configura um grave erro de percepção, pois, mais do que receitas sobre “como educar”, a Educação necessita da construção de saberes que lhe são próprios e precisa também da investigação de fenômenos específicos, que só ocorrem em cenários onde os sujeitos ensinam e aprendem.

A Psicologia da Educação surge, então, como uma disciplina que pretende construir seu próprio conhecimento e práticas sobre os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem que ocorrem, especificamente, em espaços educacionais.

Conforme COLL e COLS (1996, p.78), “nesta nova perspectiva, a Psicologia da Educação é uma ciência de aplicação, mas também de construção de conhecimentos, que busca investigar os processos de mudança de comportamento em sujeitos humanos quando estes são relacionados aos fenômenos escolares de ensino e aprendizagem”.

Ainda em COLL e COLS (1996), alguns aspectos merecem destaque quando falamos em Psicologia da Educação. Dentre eles, destacam-se dois grandes blocos de investigação dessa disciplina:

1. O que muda no sujeito a partir da ação educativa: a criança vai construir suas rotas desenvolvimentais a partir da qualidade (ou não) das mediações vivenciadas a partir dos diferentes agentes sociais; e

2. O que muda na instituição escolar e que afeta o sujeito que passa por processos de ensino e aprendizagem: este aspecto apresenta um cenário de grande complexidade, uma vez que engloba temas distantes e diferenciados em sua natureza, tais como as práticas educativas; as interações criança-criança; a relação professor e aluno; os processos de socialização na escola; e os efeitos das metodologias de ensino sobre o desempenho acadêmico.

De acordo com SALVADOR e COLS (2000), ao pensarmos a Psicologia da Educação, surgem algumas metas desse campo de conhecimento. São elas:

1. A Psicologia da Educação deve dotar o ensino e as práticas pedagógicas de uma base científica competente e eficiente;

2. Deve investigar o comportamento humano em situação de prática educativa;

3. Também deve investigar as variáveis e/ou diferentes aspectos que interferem na situação educacional e promovem, também, modificação no repertório comportamental dos alunos em situação educativa.

4. Tem um sério compromisso com a construção teórica em sua área e com a descrição dos comportamentos esperados em situação educativa.

5. A Psicologia da Educação também se compromete com a dimensão prática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com