TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crescimento e desenvolvimento

Relatório de pesquisa: Crescimento e desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.263 Palavras (10 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 10

Crescimento e desenvolvimento

As diferentes teorias da personalidade se diferenciam também, quanto à maneira com que explicam crescimento e desenvolvimento e ao valor que dão aos diferentes fatores que desempenham um papel nesse processo1 2 :

1. Fatores genéticos e biológicos

2. Personalidade

3.

1. Introdução: Personalidade e Desenvolvimento

4. Logo nos primeiros anos de vida, as crianças estão envolvidas por uma grande variedade de respostas comportamentais, que servem como uma função exploratória. "Através de um processo de aprendizagem por 'tentativa e erro', a criança aprende quais respostas comportamentais são eficazes e quais não são. De uma perspectiva do aprendizado, a criança descobre quais respostas comportamentais levam a um reforço/estímulo (prazer) e quais respostas são ineficazes e punitivas ( não prazerosas)".

5. Através de um processo de modelagem, a criança desenvolve um repertório de comportamentos que visam evitar a punição. Juntamente com o processo de amadurecimento da criança, os comportamentos reforçados originam os traços, que são um conjunto de comportamentos que a pessoa emite em maior quantidade e que caracterizam a pessoa. Estas características formam a personalidade.

6. "A personalidade representa um padrão de traços comportamentais abertos, cognitivos, afetivos, profundamente enraizados e amplamente exibidos, que persistem durante um longo período. Estes traços emergem de uma matriz complicada de disposições biológicas e de aprendizado por experiência".

7. A personalidade está intimamente relacionada com o caráter e o temperamento de uma pessoa. O temperamento é particular (cada pessoa é de uma maneira) e conceitua-se como a matéria-prima biológica para o desenvolvimento da personalidade. O caráter é um subconjunto da personalidade, mais amplo do que o temperamento, e é definido como algo que indica até onde um indivíduo é fiel aos costumes e valores da sociedade em que vive, sendo um reflexo das influências ambientais.

8. Vale salientar, portanto, que o desenvolvimento da personalidade se dá pela interação complexa entre fatores biológicos e fatores ambientais. "Os fatores biológicos lançam as bases que preparam o desenvolvimento da personalidade, enquanto que os fatores ambientais agem na modelagem de sua expressão. Portanto, os fatores biológicos podem lançar os parâmetros para o desenvolvimento da personalidade, mas os fatores ambientais servem para refinar e, finalmente, ditar o que acreditamos constituir a essência da personalidade humana".

9. Os fatores biológicos influenciam o desenvolvimento da personalidade através da hereditariedade e dos fatores maternos pré-natais. Na hereditariedade, as disfunções são causadas por genes ou por cromossomos defeituosos; porém, acredita-se que as influências genéticas podem ser moldadas pelas forças do ambiente que agem nas fundações genéticas do indivíduo. Já em relação aos fatores maternos pré-natais, o desenvolvimento do feto pode ser afetado pela desnutrição da mãe, por complicações na gravidez, temperamento da mãe, consumo de produtos químicos (álcool, cafeína, etc) pela mãe, causando influência sobre o desenvolvimento biológico do feto e consequentemente na formação da personalidade.

10. Embora o substrato biológico seja formado pela programação genética, esses fatores são modificados através da experiência ambiental. Os fatores ambientais estão intimamente relacionados com a aprendizagem e esta, se dá através da aquisição de inúmeras respostas comportamentais cognitivas, afetivas e abertas que o organismo "recebe" do ambiente. A interação dos fatores ambientais e biológicos é complexa e varia de indivíduo para indivíduo, lançando as bases para o desenvolvimento da aprendizagem.

11. As experiências iniciais do desenvolvimento são mais significativas na formação da personalidade e mais difíceis de serem modificadas do que as experiências posteriores, devido as fundações biológicas da personalidade que são constituídas cedo na vida e devido as influências ambientais da infância (processo de aprendizagem) que são mais difíceis de serem modificadas, em comparação com outras experiências posteriormente aprendidas. Enquanto que alguns traços (aspectos da personalidade de um indivíduo que difere de acordo com o momento e pessoa) serão extremamente resistentes à mudanças, outros talvez não o sejam e isto vai variar de pessoa para pessoa, de acordo com os padrões comportamentais já existentes...

12. Herdabilidade e determinismo genético

13. Para compreender as contribuições da Genética Comportamental para a Psicologia é necessário discorrer um pouco sobre um conceito importante desta disciplina, mas que freqüentemente é mal interpretado: a herdabilidade (heritability). Herdabilidade é uma medida estatística que é expressa como um percentual. Essa percentual representa, em última análise, a extensão em que os fatores genéticos contribuem para variações, em um dado traço, entre os membros de uma população.

14. Se afirmamos que um traço é 50% herdado, isto tem que ser entendido como afirmar que metade da variância naquele traço está ligado à hereditariedade. Herdabilidade é um modo de explicar as diferenças entre as pessoas. No entanto, isso significa que a influência dos genes em um determinado traço será elevada se a herdabilidade também for alta.

15. É evidente que a quantificação da influência dos genes em um dado traço não implica no “determinismo genético”. Biologia não é destino, e os recentes estudos em genética comportamental na verdade confirmam a importância dos fatores ambientais. Mesmo uma característica fortemente hereditária como a fenilcetonúria pode ter a sua expressão fenotípica modulada de modo decisivo pelo ambiente. Alterações nutricionais podem permitir uma vida normal aos portadores destes genes -mas que sem essas mudanças da dieta certamente desenvolveriam o problema.

16. Na realidade, o percentual de herdabilidade não é algo fixo, estático. O conceito só adquire seu significado se partirmos do pressuposto de que os fatores ambientais ocorrem de modo mais ou menos homogêneo em uma dada população. Na medida em que existe uma influência atípica de algum fator, o meio passa a ser mais responsável, em termos relativos, pelas diferenças observadas entre os sujeitos.

17. Um outro aspecto importante que ocasiona confusão e mal-entendidos é a chamada influência poligênica. O comportamento não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com