TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminosos E A Ressocialização

Pesquisas Acadêmicas: Criminosos E A Ressocialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  217 Visualizações

A) Podemos afirmar que os criminosos hoje apresentam aspectos psicossociais diferenciados que podem dificultar seu processo de ressocialização? Justifique.

Sim. A população carcerária aumentou muito nos últimos anos. Os condenados de hoje vivem num ambiente em condições degradantes, pois as penitenciárias atualmente no Brasil estão em situação calamitosa, cadeias e presídios superlotados. Nesse contexto, afeta toda a sociedade, pois os indivíduos saem desses locais da mesma forma como entraram ou piores.

B) O crime organizado através de sua estrutura (organograma) nos apresenta um novo cenário institucional. Analise seu funcionamento e quais questões psicológicas estão relacionadas?

Da simbiose entre criminosos políticos e os comuns, nasceu o Comando Vermelho, a primeira facção de crime organizado do Brasil, com vários segmentos do narcoterrorismo transnacional, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

As técnicas, táticas e procedimentos de guerra irregular, são usados atualmente pelo crime organizado no Brasil.

Durante a pacificação de algumas favelas no Rio de Janeiro, puderam-se observar ações psicológicas direcionadas aos diversos públicos-alvo do cenário: as tropas do Exército, os próprios criminosos, a população local das comunidades e a opinião pública em geral. Da mesma forma, foram desenvolvidas as chamadas propagandas branca, cinza e negra ao longo da operação. Também foram grafitados desenhos e textos ironizando a ação do Exército. Normalmente ocorriam nos intervalos de ronda das patrulhas. As questões psicológicas relacionadas a essa “guerra civil” são enormes, tanto para a população como para os integrantes da força legal.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com