TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica Filme Kasper Hauser

Por:   •  3/6/2015  •  Resenha  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA JUNDIAÍ

PSICOLOGIA

CIÊNCIAS SOCIAIS

     

                       IZILDA PRATES RAMOS   – 8208922735

 

RESENHA CRÍTICA:

O Enigma de Kaspar Hauser

Profª  Drª Simone Gibran Nogueira

JUNDIAÍ

2015

Sumário

1.        RESENHA CRITICA        3

1.1.        O Enigma de Kaspar Hauser        3

2.    CONSIDERAÇÕES FINAIS        4

3.   REFERÊNCIAS..................................................................................................................6

 

1.   RESENHA CRITICA:

1.1   O Enigma de Kaspar Hauser


Kaspar Hauser, foi uma criança criada sem contato com a  humanidade, em um espaço pequeno e escuro, onde tinha apenas um cavalinho de brinquedo. Segundo a perspectiva de Vygostsk, mesmo antes de nascer o futuro de Kaspar Hauser já estava determinado.

O ato biológico do nascer tem, no mundo humano, o caráter de um evento cultural... Antes mesmo de ser concebido, o futuro se faz parte do universo cultural dos homens. (ISSN 1982-2014). Santa Cruz do Sul, v.38, n.65, p. 114, jul. dez.2013

Entre quinze e dezesseis anos, Kaspar foi retirado do calabouço, pelo Sr. Que lhe dava comida e água, o mesmo antes de lhe deixar livre ensinou ele à andar,  e a falar  apenas uma frase “quero ser cavaleiro, igual ao meu pai”, depois deixou em uma praça na comunidade de Nuremberg, onde   chamou a atenção de todos, ficando imóvel com uma carta e um  chapéu nas mãos, acabou recebendo ajuda da comunidade e foi estudado (ou investigado) pelas autoridades locais. Mesmo aprendendo a falar  Kaspar não conseguia compreender o mundo.

Segundo Vygotsk, 1995 essa compreensão de mundo só é possível se o desenvolvimento da criança for mediado por outro, fazendo com que ele passe da condição de ser biológico para um ser cultural, para que a criança chegue a um ser cultural ela deve ter acesso aos bens culturais, materiais e espirituais, necessários para a existência humana.

Como foi vitima de um abandono em um cárcere, ficou sem acesso ao contato com humano social e educacional, não pode desenvolver aptidão para a comunicação, e pelo fato de não conseguir se comunicar com outras pessoas, foi levado para uma torre, onde ficavam somente pessoas amoral (ladrões). Após verificarem que Kaspar não  causava nenhuma ameaça para a sociedade, tentaram inseri-lo, junto a eles.

Chegou a te mesmo a ser apresentado em um circo junto com pessoas com alguma que eram julgadas diferentes da sociedade, imposta naquela época, ele também  sofreu influências religiosas, queriam saber qual sua percepção sobre Deus, inseri-lo na igreja , mas Kaspar disse que antes de tudo precisava aprender a ler e escrever, para depois compreender outros conceitos.

Gaspar não conseguia diferenciar sonho da realidade, também não conseguia distinguir ações características de cada pessoa, chegava a associar características humanas a objetos. Ele não conseguia começar e terminar uma historia, pois sempre imaginava o inicio e não conseguia concluir pois a falta de experiência o impedia de agregar fatos e pessoas a sua historia. O conceito de Vygotsky que diz “a imaginação depende da experiência, e a experiência da criança forma-se e cresce gradativamente, diferenciando-se por sua originalidade em comparação à do adulto.” (VYGOTSKY,2009, P.43).

Talvez sentindo a hostilidade por algumas pessoas da comunidade, por ser diferente  Kaspar chega comentar com o seu professor Daumer, que o único lugar em que se sente bem seria em sua cama, parecendo reconhecer suas limitações faz o questionamento de seu lugar no mundo. Chegou a comentar durante uma apresentação a sociedade que sua vida no cativeiro era melhor do que a de agora, pois achava que a única coisa interessante de sua vida  é a própria vida.

 Pode- se observar escolhas no comportamento de Kaspar como no dia em que saiu da igreja incomodado com o canto dos fiéis,  que para ele mais pareciam gritos. E por algumas escolhas alguns moradores não o viam como um indivíduo daquela sociedade, onde então sofreu o primeiro atentado, onde sobreviveu, mas veio segundo atentado mortal, e diante do leito de morte encera-se o filme contanto toda uma historia sobre o deserto do Saara, do começo ao fim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com