TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Críticas ao Estruturalismo

Artigo: Críticas ao Estruturalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Artigo  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

Sabemos que a Psicologia só se tornou ciência independente do sec. XIX, quando Wundt criou o primeiro laboratório, este possibilitou o surgimento de investigações da Psicologia e a criação de diversas escolas e teorias. Neste momento Wundt define como objeto de estudo da Psicologia o estudo da mente, da experiência consciente do homem ou seja a consciência, e utilizava o método de introspecção.

Que segundo ele, o estado da consciência poderia ser descrevido se fosse submetido a dado estimulo.

Mas tarde Titchener altera esse sistema de Wundt acreditando que a Psicologia deveria procurar descobrir a natureza das experiências conscientes elementares para determinar sua estrutura, através da analise das partes que a formam, essa nova abordagem que se designa como estruturalismo.

Esta experiência consciente, segundo Titchener é independente do individuo que a vivencia, deferido da estudada por cientistas de outras áreas. Por exemplo, tanto a Fisica como a Psicologia pode estudar a luz ou o som, porem cada profissional terá orientações, métodos e objetivos diferentes. Exemplo: na Fisica o fato de uma sala esta em temperatura de 30°, independente de ter ou não nela para senti- La, a temperatura dessa sala será a mesma. Mas no enfoque da Psicologia, se houver um observador nesta sala, a pessoa pode relatar que senti um calor desconfortável ou não, isso irá depender de sua experiência com a sensação do calor.

Assim, a Psicologia, ainda segundo Titchener, deveria ter como objeto de estudo a experiência consciente do individuo, diante de diversas situações as quais é exposto.

Titchener definia a consciência como a soma das experiências existentes em certo momento e a mente como a soma das experiências acumuladas ao longo do tempo. Para ele, o único objetivo da Psicologia deveria ser descobrir os fatos estruturais da mente e estuda-los.

Quando ele estudou a experiência consciente, alertou a respeito da possibilidade de um erro, o qual chamou de erro de estimulo, que gera uma confusão entre o objeto de observação e o processo mental envolvido.

Por exemplo: se mostrarmos uma maçã a alguém e pedi para que ela descreva o que ver, provavelmente dirá que se trata apenas de uma maçã, não descrevendo suas características como cor, forma e brilho, essa falta de descrição que se chama erro de estimulo. Em que as características foram deixadas de lado, em favor de uma descrição simples e conhecido, neste caso o observar está interpretando o objeto e não analisando- o.

Chegou afirmar que a observação em Psicologia tem de ser não só introspectiva como também experimental, esse experimento deve ser repetido, isolado e variado.

Titchener propôs três elementos da consciência: As sensações, as imagens e os estados afetivos.

As sensações: são elementos básicos da percepção e ocorrem nos sons, visões e cheiros entre outras experiência evocadas por objetos físicos do ambiente.

As imagens: são elementos de idéia e estão ao processo que reflete experiências não concretamente presentes no momento, como as lembranças de experiência passada.

Os estados afetivos: são elementos de emoção que estão presentes em experiências como amor, ódio, tristezas etc.

Para Titchener, os problemas ou finalidades da Psicologia seriam:

• Reduzir os processos conscientes nos seus componentes mais simples;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com