TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e Comportamento Organizacional

Por:   •  22/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.825 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

...............................................................................................................................

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PESSOAL

TATIANE CARDOSO – RA 225382015

PORTFÓLIO 1

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

TATIANE CARDOSO

PORTFÓLIO 1

Trabalho apresentado ao Curso Gestão Recursos Humanos  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Cultura e Clima Organizacional.

Prof. Maria Helena Veloso Salgado

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

1) Como as medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem influenciar os quatro tipos de comportamento determinantes do desempenho dos funcionários dessas empresas?

R:- Os estudos de comportamento organizacional interessam-se principalmente por quatro tipos de comportamento, pois eles podem influenciar o desempenho do funcionário:

  • produtividade sendo com qualidade e suficiente;
  •  absenteísmo relacionado em excesso de faltas comprometendo o desempenho;
  • rotatividade mudanças constante no quadro de funcionário, atrasa da produção e aumenta os gastos com demissões, contratação e treinamento de pessoas, perda de conhecimento tácito, e enfraquecimentoda cultura organzacional;
  • cidadania organizacional é um conceito novo que ajuda e apoia os colegas de trabalho, oferece-se para novas tarefas, evita conflitos, e veste a camisa da empresa.

2) As medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem influenciar a satisfação dos funcionários – dalits e não dalits – dessas empresas? Explique.
R:- Sim, de certa forma a disciplina do comportamento organizacional estuda também ação e atitudes que as pessoas apresentam, os gestores precisam se preocupar com fatores muito importantes. Primeiro, porque funcionário satisfeito tende a produzir melhor ainda mais se obtiver reconhecimento e recompensas; segundo, porque o bem-estar no trabalho também reduz, as faltas e a rotatividade, se sentir bem tratado vai retribuir a generosidade e confiança; e terceiro, porque criar ambientes satisfatório com tarefas estimulantes, parece ser um dever moral para o gestor, trazer resutados positivos para a organização.

3) Quais ciências do comportamento podem ajudar os executivos da IBM e da Infosys a obter resultados positivos em sua análise do comportamento organizacional?

R:- Psicologia, Sociologia, Psicologia Social, Antropologia, e Ciências políticas.

4) Quais são os principais desafios enfrentados pelos executivos das empresas em questão? Explique.

R:- Os administradores tem o desafio de harmonizar um ambiente que a globalização transformou em um grupo misto. Nele, trabalham pessoas de diversas origens, etnias, religiões, idades, sexos e orientações sexuais, e além da intolerância, preconceito, e falta de respieto. Além disso, é preciso manter os funcionários bem treinados e motivados, ajudá-los a desenvolver suas habilidades interpessoais e a satisfazer as necessidades dos clientes.Isso sem nunca deixar que a produção e a qualidade do trabalho caiam, nem que os custos subam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (52.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com