TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ARTHUR THOMAS

TAYNARA LAIS PEREIRA CEZARIO

COACHING

LONDRINA-2016

Trabalho Apresentado ao Curso de Gestão de Recursos humanos da Faculdade Arthur Thomas, como requisito parcial à disciplina de Empregabilidade e Carreira.

Docente: Gysele Fernandes dos Santos Rogo

COACHING

O mundo vem sofrendo várias transformações, principalmente no ambiente corporativo. O coaching como uma ferramenta de orientação pessoal e profissional vem ganhando espaço e movimentando a indústria de consultores.

Embora essa ferramenta tenha crescido e ganhado espaço, existem lacunas na literatura sobre sua definição, conceito, formação e a maneira de atuação do profissional que conduz o processo e como conduzir o processo. Além disso, não há diferenças claras entre o coaching e as práticas de mentoring e aconselhamento.

Segundo Matta (2008) o termo coaching é usado pelas empresas na língua inglesa, sendo entendido como um processo que visa a aumentar o desempenho das pessoas, grupos, ou empresas por meio de técnicas aplicadas por um profissional habilitado.

A ICF (International Coach Federation), maior associação global de coaches, define o coaching como uma parceria continuada que estimula e apóia o cliente a produzir resultados gratificantes em sua vida pessoal e profissional. Através do processo de Coaching o cliente expande e aprofunda sua capacidade de aprender, aperfeiçoa seu desempenho e eleva sua qualidade de vida”.

O objetivo do coaching não é ensinar, mas sim auxiliar o outro a aprender. Caracteriza-se como um processo de integração colaborativa, voltado para a promoção e o estímulo de aprendizagem (BLANCO, 2006). Para Underhill e colaboradores (2010) o propósito do coaching é desenvolver habilidades dos líderes nas diversas organizações com ou sem fins lucrativos.

Hoje existem cursos específicos para quem deseja atuar como coach, mas como é uma área nova esses cursos não possuem um preço muito acessível. Há diversos profissionais que atuam como coachs e em vários tipos, o Self Coaching que é mais voltado a atender necessidades pessoais (coaching familiar, de relacionamentos, esportivo, financeiro, de inteligência emocional, entre outros) e como Coaching Business que é voltado a atender necessidades coorporativas (coaching corporativo, para concurso, carreira, financeiro, performances, comunicação, liderança, entre outros).

Em relação ao processo do coaching, há vários modelos diferentes propostos por autores da área. Cada um dos modelos destaca uma parte do processo e visa atender à demanda do segmento do mercado. Nesse vários modelos propostos a semelhança entre eles é o foco em resultados pessoais e organizacionais e para isso é necessário um profissional habilitado, com competências para conduzir seu cliente aonde ele quer chegar (BATISTA, 2013).

Acredito que há necessidades de mais estudos na área, pois, ainda existem lacunas na literatura sobre essa prática e há divergências sobre a condução de todo o processo, pois a maioria das pesquisas encontradas na área diz respeito aos benefícios dessa prática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com