TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO HUMANO: A primeira infância

Por:   •  11/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

CURSO DE PSICOLOGIA

Michel Issa Duarte

R.A.: 332494312273

Wescley Antônio de Morais Almeida

R.A.:01036174182

DESENVOLVIMENTO HUMANO: A primeira infância

Anápolis

2018

Introdução

Neste trabalho será exposto comentários sobre a observação de uma criança de um ano sobre o ponto de vista de dois dos mais importantes nomes para a psicologia.

Dessa forma, iremos diferenciar os conceitos de Piaget e de Vygotsky, exemplificando cada um com situações reais que foram observadas.

O objetivo é identificar os momentos importantes da fase de desenvolvimento humano, chamada de primeira infância, dentro da teoria de cada um e mostrar como funcionam.

Obs: serão anexados modelos dos documentos que foram utilizados para realização dessa observação.

Primeira Infância: O conceito

A primeira infância é a fase do desenvolvimento humano compreendida entre o primeiro dia de vida do recém-nascido até os seus 3 anos de idade. Nesse período os sentidos e sistemas corporais funcionam em graus variados, o cérebro aumenta sua capacidade e também é altamente sensível ao ambiente externo.

A capacidade de aprender e lembrar estão presentes. É durante esse momento que surge a compreensão e uso da linguagem, bem como o desenvolvimento de vínculos afetivos com os pais e outras pessoas.

Para o suíço Jean Piaget, nascido em 1.896, através do construtivismo, onde estabeleceu estágios cognitivos dos quais todos seres humanos devem passar para evoluir, concluiu que a aprendizagem é o desequilíbrio entre o sujeito e o novo objeto e aqui observaremos o primeiro estágio estabelecido, ou seja, o estágio motor, que vai do nascimento aos dois anos de idade.

Para Vygotsky, nascido em mesmo ano, porém na Bielorrúsia, que através do Interacionismo, onde via o mundo psiquico como uma construção histórica-social, significando que o ser humano não nasce com uma essência universal, ou algo que já estaria pronto só esperando para se desenvolver.

Segundo essa teoria, o indivíduo é visto como um ser ativo e social, construído ao longo da sua vida por meio de relações com outros indivíduos e o meio em que está inserido.

E aqui, teremos a oportunidade de observar o comportamento de uma criança de um ano de idade e sua interação com seu ambiente e com outros indivíduos de sua família.

Observação Comparada à Teoria

Durante a observação de A.J., pôde ser identificado que o estágio motor já está em pleno desenvolvimento, pois o mesmo já consegue se levantar e caminhar por conta própria, meio desequilibrado às vezes, mas com certa segurança.

Também fica evidente que o mesmo responde bem a estímulos auditivos quando é chamado pelo nome, procurando por quem o chamou, que tem facilidade em pegar objetos sem deixá-los cair a todo momento, bem como demonstra já uma certa preferência para alguns objetos.

O mesmo vale para os estímulos visuais e táteis, no qual este responde rapidamente.

Aqui o importante é observar o tônus muscular e como este vai se desenvolvendo, e se fortalecendo. As pernas vão se tornando mais fortes juntamente com a musculatura dos braços e pescoço que, de acordo com o desenvolvimento, aumentam a capacidade de movimentação da criança.

E vendo em qual contexto sócio-histórico que essa criança está inserida percebemos que o seu desenvolvimento motor é tão crescente quanto o psíquico, uma vez que este se sente parte do ambiente.

Mesmo não sendo capaz de falar, ao balbuciar a mãe imita os sons produzidos e sinalizando com expressões faciais juntamente com o sorriso, faz com que este sinta-se parte de um meio social.

 Podemos perceber que A.J. identifica alguns objetos pelo nome, e aqui podemos ilustrar o aprendizado com a assimilação do objeto, mais a acomodação dele dentro do que aquilo significa pra ele que leva ao equilíbrio do meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com