TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO HUMANO E PERSONALIDADE

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 03 – DESENVOLVIMENTO HUMANO E PERSONALIDADE

  1. Quais os enfoques utilizados no percurso da psicologia do desenvolvimento? Faça um breve comentário.

 INATISMO: O foco está nos fatores endógenos e hereditários. Os seres humanos já nascem com suas características e as desenvolvem ao longo da vida, num desenvolvimento pré-programado, o ambiente não modifica as características previamente definidas.

AMBIENTALISMO: O ambiente, que impacta o desenvolvimento do ser humano o comportamento humano é formado por processos de aprendizagem. Assim, entende-se que o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

INTERACIOSNISMO: O ser humano constrói e se desenvolve pela interação com o meio, numa inter-relação mútua de fatores internos e externos. As experiências são base para novas construções e o ser humano é ativo que, ao interagir com o mundo, o reconstrói, desenvolvendo novas estruturas cognitivas.

SÓCIO-HISTÓRICA: Essa concepção enfatiza o papel da cultura no desenvolvimento humano.

  1. Comente sobre os princípios básicos na teoria do desenvolvimento do ciclo vital

O desenvolvimento é multidimensional, ocorrendo ao longo de múltiplas dimensões que interagem – biológica, psicológica e socialmente –, cada uma delas podendo se desenvolver em ritmos diferentes. O desenvolvimento envolve mudança na alocação de recursos, ou seja, os indivíduos escolhem como “investir” seus recursos de tempo, energia, talento, dinheiro e apoio social de várias maneiras.

O desenvolvimento é influenciado pelo contexto histórico e cultural, pois os seres humanos não apenas influenciam, mas também são influenciados pelo contexto histórico-cultural

  1. O que é personalidade? Qual a diferença entre traço e característica?

Personalidade representa as características de uma pessoa que explicam padrões consistentes de sentimentos, pensamentos e comportamentos. Ou seja, é um padrão de traços e características. Os traços contribuem para as diferenças individuais no comportamento, a consistência do comportamento ao longo do tempo e a estabilidade do comportamento nas diversas situações e as características são qualidades peculiares de um indivíduo que incluem atributos como temperamento, psique e inteligência.

Referência: foi utilizada a aula 3 como base.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com