TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: TEORIAS DA PERSONALIDADE I

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE EVOLUÇÃO

CURSO DE PSICOLOGIA, P4

DISCIPLINA: TEORIAS DA PERSONALIDADE I

PROF: FRANCISCO MAYCCON

 

JOAQUIM MOISÉS LIMA COSTA

RESENHA CRITICA:

O ego e o id

PAU DOS FERROS/RN

2016

O ego e o id

Freud comparou a mente com um iceberg no qual a parte visível pequena e insignificante seria o consciente, preservando uma parte superficial da personalidade por completo e a parte do iceberg que estava a baixo da agua seria o poderoso inconsciente onde controlaria os instintos.

O ego é a parte que estabelece o equilíbrio entre o id e o superego, a verdadeira personalidade que escolhe qual decisão tomar. Ele é um mediador que vai facilitar a relação do id com o mundo externo. O ego é a razão, tem a consciência da realidade e obedece o principio da realidade controlando as vontades que querem o prazer ate achar o objeto apropriado para se satisfazer e amenizar sua tensão.

        O id é como um reservatório de energias psíquicas, se expressando por tentar diminuir a tensão, ou seja, agimos para tentar reduzir essa tensão a um nível mais tolerável. Para que as necessidades sejam satisfeitas e o nível de conforto seja mantido, é preciso interagir no mundo real um exemplo bem comum disso é quando o individuo quer descarregar a tensão que vem pela fome, então ele vai em busca da comida se satisfazer. O ID é onde se localiza as pulsões de vida e de morte, e suas características são atribuídas ao sistema inconsciente.

        O ego não existiria se o id não existisse, pois o ego tira sua força do id. O ego também existe para ajudar o id e luta frequentemente para satisfazer os instintos do id. Freud compara os dois com um cavaleiro montado em seu cavalo, a forma como o cavaleiros conduz o seu cavalo.

        Freud imaginava uma luta frequente dentro da personalidade quando o ego é pressionado pelas forças contrarias. O mesmo deve retardar as vontades agressivas e sexuais do id, onde ao mesmo tempo deve manipular a realidade para amenizar a tensão e lidar com a busca do superego pela perfeição. A ansiedade é o resultado de quando o ego é pressionado demais.

        A forma como Freud ver a nossa mente é bem incrível, saber que ‘vivemos’ em um constante conflito com nós mesmos, que o nosso consciente é bem menos que o nosso inconsciente, é bastante interessante, e poder estudar essa parte ao qual não temos consciência e que de certo modo é um mistério torna as coisas ainda mais interessantes. Quanto mais estudo Freud mais me desperta o interesse em estuda-lo, mais me apaixono pelo que ele descobriu.

REFERENCIA:

FREUD, Sigmund. O ego e o id e outros trabalhos (1923-1925). Volume XIX. Rio de Janeiro. IMAGO. 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com