TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCUSSÃO DE ENTREVISTAS COM IDOSOS A PARTIR DA PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  10/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.725 Palavras (23 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE

Curso de Psicologia

BEATRIZ CAROLINE BATISTA

BRUNA PORTILLO CAPELASSO

LARISSA SANTOS RUBA

MARCELA MORALES ZAFANI

DISCUSSÃO DE ENTREVISTAS COM IDOSOS A PARTIR DA PSICOLOGIA SOCIAL

São Bernardo do Campo

2018

BEATRIZ CAROLINE BATISTA

BRUNA PORTILLO CAPELASSO

LARISSA SANTOS RUBA

MARCELA MORALES ZAFANI

DISCUSSÃO DE ENTREVISTAS COM IDOSOS A PARTIR DA PSICOLOGIA SOCIAL

Trabalho do módulo de Grupos e relações sociais do Curso de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

Docente responsável: Prof. Renato Antonio Alves

São Bernardo do Campo

2018

SUMÁRIO

  1. Introdução...........................................................................................................4  
  2. Objetivos..............................................................................................................8

2.1 Objetivos gerais............................................................................................8

  1. Método ................................................................................................................8  

3.1 Sujeitos..........................................................................................................8

3.2 Entrevistadores............................................................................................8

3.3 Procedimentos para levantamento de informações..................................8  

  1. Apresentação das informações..........................................................................9

4.1 Descrição dos resultados.............................................................................12  

  1. Discussão.............................................................................................................13
  2. Considerações Finais..........................................................................................15    
  3. Referências..........................................................................................................15  
  4. Anexos .................................................................................................................16  

1. INTRODUÇÃO

a) Psicologia Institucional

        A Psicologia Social estuda o processo de institucionalização tendo em vista que, todo ser humano se caracteriza pela vida em grupo e para que um conjunto de pessoas seja considerado um grupo social, ele precisa passar por esse processo, assim também como cada participante deste grupo.

        É a partir das relações estabelecidas na vida em grupo e as vivencias concretas que cada indivíduo se constitui como ser humano em seu modo de agir, pensar e sentir (processo de individuação). Além disso, é através da sociedade que se formam a cultura, o conhecimento e a memória.

        Portanto, sabendo que a instituição é definida como a regularidade normalizada pela vida em grupo, deve se conhecer a forma como se dá esse processo de institucionalização, que começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais, sendo que, essas, permitem uma mesma atividade ou atividades similares se repitam de forma mais rápida, simples e econômica. Logo, as tarefas pouco eficientes ou ineficientes tendem a ser extintas enquanto as mais eficientes tendem a ser repetidas e permanecer na sociedade.

        Essas formas práticas sendo repetidas, se especializam, ou seja, se aperfeiçoam tornando-se regras nesse grupo, permitindo o processo de institucionalização.  

        Uma vez que essas práticas são aprendidas, elas podem ser ensinadas e transmitidas para outras pessoas, regularizando a vida em grupo e também para outras gerações, perpetuando-se ao longo do tempo. Dessa maneira, ações bem-sucedidas que se tornam normas, são internalizadas, através do processo da aprendizagem, se estabelecendo como hábitos. Tais maneiras de agir, de acordo com as normas estabelecidas na vida em grupo (hábitos), são difíceis de se modificar, uma vez que estão atrelados a comportamentos que tiveram algum resultado, seja este externo (objetivo) ou interno (subjetivo), portanto tais regularidades comportamentais herdadas de nossos antepassados serão transmitidas ao longo do tempo, como tradições. Apesar da tradição garantir a perpetuação desses hábitos, essas acabam por perder bases concretas que lhe deram origem, ou seja, há uma perda da consciência dessas tradições, que são aceitas sem questionamento.

b) Bosi

              Segundo Bosi (1983), as instituições sociais podem ser consideradas como criadoras dos indivíduos que dela participam, sendo que, a memória de cada indivíduo está diretamente relacionada aos seus laços coletivos e com seus grupos de convívio e referência, como por exemplo, família, igreja, faculdade, etc.

        “Se lembramos, é porque os outros, a situação presente, nos fazem lembrar.” (Bosi, 1983, pag. 17).

Halbwachs apud. Bosi (1983), estudando sobre memória e construindo sua teoria psicossocial confirma dizendo que a memória de cada individuo está ligada à memória do grupo, que por sua vez, está amarrada à memória coletiva da sociedade.

Portanto, a instituição tem papel fundamental na vida do sujeito, uma vez que, é por meio da instituição que o sujeito vai interagir e se relacionar com diversos tipos de grupos e construir laços, e como consequência suas lembranças.  

        Halbwachs (op. cit.), acrescenta em sua teoria a respeito da lembrança, dizendo que, quando repensada no presente não é a mesma que experimentada no passado. Pelo fato do homem estar em constante mudança, e em seu presente não ser mais o mesmo do momento em que viveu aquela experiência em seu passado, no entanto, a lembrança deve ser considerada como um refazer e reconstruir com imagens, figuras, ideias e juízos de realidade de hoje, tendo em vista que, um adulto ao lembrar de uma experiencia em sua infância passa a refletir e criticar, recriando conforme seus valores atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.1 Kb)   pdf (273.8 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com