TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO ENTREVISTA ANA BOCK O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  15/8/2016  •  Resenha  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  5.275 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNI ABC[pic 1]

NATÁLIA CANIN GOMES – 2ºA RA: 2890341485

ENTREVISTA COM ANA BOCK SOBRE PSICOLOGIA SOCIAL

BOCK, Ana M. Bahia. ENTREVISTA COM ANA BOCK SOBRE PSICOLOGIA SOCIAL. Abril de 2008.

Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=gGsgeA>. Acesso em 10 de ago. 2016. Entrevista fornecida aos estudantes de Psicologia Social da UNP João Pessoa – Paraíba.

Segundo a psicóloga social Ana Bock - em uma entrevista cedida aos estudantes da UNIP para um seminário de Psicologia Social – a Psicologia Social pode ser definida como um campo de conhecimento e de atuação.

Como campo de conhecimento a definição popular para a Psicologia Social é de que é a área que estuda o comportamento dos sujeitos perante a outras pessoas, porém ainda não existe um consenso nessa definição pois pode ser uma definição limitada, portanto, Ana opta por concordar com Silvia Lane que como área de conhecimento a Psicologia Social é a ciência que estuda as dimensões subjetivas dos fenômenos sociais.

Ana Bock também descreve o que são dimensões subjetivas dos fenômenos sociais: começando por fenômenos sociais, ela cita exemplos para facilitar a compreensão: a exclusão, as relações de gênero, o comportamento político, a violência, ou seja: aqueles que podem ser estudados por vários pontos de vista, várias dimensões (jurídicas, éticas, morais, entre outras.), sendo uma dessas dimensões a dimensão psicológica, que segundo Bock (2008)  é ‘’o conjunto de registros simbólicos, subjetivos, psicológicos que os sujeitos fazem e que compõem, que é parte deste fenômeno social.’’ A psicóloga também exemplifica que para a existir exclusão social, a exclusão não só precisa existir enquanto formas de relacionamento, como também deve existir como forma de qualquer conceito que possamos utilizar na Psicologia Social (valores, atitudes, formas de pensar, significado, sentido, etc.) registrado no sujeito de alguma forma, e é essa existência desse registro que é a dimensão subjetiva que é o componente do fenômeno social.

Como área de atuação, a Psicologia Social é basicamente compreendida como a aplicação desses conhecimentos. (BOCK, 2008).

 Os psicólogos sociais se interessam e atuam onde há coletivo de pessoas e interesses, trabalhando com relações, comportamentos políticos, comunicações, mídia, movimentos, comunidades, instituições totais (estudada também por Erving  Goffman). O Psicólogo social pode atuar e qualquer área que outro psicólogo trabalhe, o contraste será na visão perspectiva que esse profissional concederá a tal realidade, já que o psicólogo social propõe trazer visibilidade e compreensão para qualquer forma de relação social, intervindo, promovendo e prevenindo saúde utilizando qualquer opção de abordagens teóricas, e sua metodologia dependerá dessa abordagem, mas provavelmente esse profissional utilizará métodos que envolvam interesse na vida coletiva, e (ou) coletivo de pessoas. (BOCK, 2008).

De acordo com Bock (2008) os psicólogos sociais continuam enfrentando dificuldades, da mesma forma que ocorre com a psicologia em geral, como por exemplo a falta de reconhecimento e conhecimento da área, gerando assim baixas e equivocadas demandas e expectativas do exercício, já que o exercício da Psicologia é comumente associado a terapias, e ao trabalho clínico.

 Porém é possível ainda reconhecer a ampliação (mesmo que ainda insuficiente) do conhecimento da psicologia, e frisa que embora o psicólogo social não trabalhe com terapias, o que não falta é espaço para o trabalho para quem é ou se especializará na área, já que é da natureza do homem viver em grupos, e é exatamente nesses ambientes em que o Psicólogo Social deverá atuar. (BOCK, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com