TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Acordo Com O Texto De Cambaúva E Ferreira.

Pesquisas Acadêmicas: De Acordo Com O Texto De Cambaúva E Ferreira.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 2

O texto de Cambaúva mostra a importância de os alunos estudarem a história da psicologia para poderem entende-la e perceber os rumos que vem tomando. As ideias psicológicas são antigas, surgiram a partir do momento em que o homem passou a ser racional.

A base da psicologia é a Filosofia. O homem passou a pensar em si e no mundo, na subjetividade do indivíduo e então as ideias psicológicas se desenvolveram. A psicologia se desliga da filosofia quando deixa de analisar a essência humana e passa a intervir nela.

Tornou-se uma ciência no século XIX devido ao ser humano estar em crise e surgir a necessidade de uma ciência que explicasse a subjetividade. O objetivo de se estudar a historia é também mostrar que é necessário estudar a teoria das técnicas , os porquês, para ter um desenvolvimento critico, estimulando o aluno a ter um compromisso social.

A Psicologia, como ciência, tem exercido uma função social de grande relevância, tanto como área de conhecimento quanto como campo de atuação, principalmente neste início de terceiro milênio, caracterizado por uma série de avanços tecnológicos. os motivos apontados quanto a escolha da profissão podem ser de três ordens segundo Cambaúva: emerge a busca de mudanças; evidencia-se a orientação de ajuda e fica patente a atração e fascínio que o psíquico exerce sobre as pessoas. Ou seja boa parte dos estudantes e profissionais da psicologia no Brasil têm a sua atuação voltada para a chamada psicologia tradicional na área clínica, que tem, historicamente, caráter privativo e individualizado. Mas, se os profissionais assim atuam é porque houve, e possivelmente ainda há, motivos para se pensar que a psicologia se compromete somente com a pessoa a nível individual e não com o indivíduo-sujeito da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com