TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deficiência Intelectual

Monografias: Deficiência Intelectual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com King et al. (1997), citado por Dalgalarrondo (2008, p. 282), a deficiência intelectual é definida pela OMS (1993) como uma condição de desenvolvimento interrompido ou incompleto das capacidades mentais, manifestando-se pelo comprometimento das habilidades cognitivas que são adquiridas ao longo do desenvolvimento na infância e na adolescência. Incluem principalmente as aptidões intelectivas, a linguagem e a capacidade de adaptação social.

As deficiências são catalogadas como leve, moderada, grave e profunda, entre os quocientes intelectual de sessenta e nove – considerado leve –, até abaixo de 20 – considerado retardo mental profundo.

Ou ainda, para a American Association for Mental Retardation, implica em “limitações essenciais no desempenho intelectual da pessoa, manifestas até os dezoito anos de idade, e é caracterizada pela combinação do funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, no caso um Q.I. igual ou inferior a 70-75, com limitações relacionadas à conduta adaptativa em duas ou mais das áreas seguintes: comunicação, cuidados pessoais, vida escolar, habilidades sociais, desempenho na comunidade, independêcnia na locomoção, saúde e segurança, desempenho escolar, lazer, trabalho (NUNES E FERREIRA, 1994, pg. 51).”

Entre as principais causas estão:

- Condições genéticas: Por genes anormais herdados dos pais, por erros ou acidentes produzidos na altura em que os genes se combinam uns com os outros, ou ainda por outras razões de natureza genética.

- Problemas durante a gravidez: Desenvolvimento inapropriado do embrião ou do feto durante a gravidez. Por exemplo, Consumo excessivo de álcool pela mãe ou infecções durante a gravidez, como a rubéola.

- Problemas ao nascer: Falta de oxigênio durante o parto.

- Problemas de saúde: Algumas doenças, como o sarampo ou a meningite podem estar na origem de uma deficiência mental, sobretudo se não forem tomados todos os cuidados de saúde necessários.

SÍNDROMES QUE APRESENTAM COMO CARACTERÍSTICA A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL:

São elas:

* Síndrome de Down

* Síndrome do X-Frágil

* Síndrome do Prader-Willi

* Síndrome de Angelman

* Síndrome Williams

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO

Atualmente, é possível saber que o subfuncionamento crônico da inteligência de pessoas com deficiência mental pode ser ativado por auxílio de psicólogos visando proporcionar-lhes maior mobilidade cognitiva. Já a psicologia teve avanço em integrar os processos metacognitivos aos trabalhos de reeducação, buscando favorecer as habilidades intelectuais destas pessoas, orientação em termos de comportamentos apropriados às diversas situações sociais, para evitar que estas pessoas venham a desenvolver distúrbios de conduta, que restringirão ainda mais sua adaptação e integração social e escolar.

Além disso, é de extrema importância que o profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com