TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento Pessoal

Trabalho Escolar: Departamento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Colaborativa Aula-tema 7

Passo 1.

O mundo atual vem passando por diversas transformações, cada dia que passa o cliente se torna mais exigente, surgem novas profissões e desaparecem outras. Dentre as mudanças destacam-se as novas tecnologias e a preocupação com a sustentabilidade e em meio a todas essas mudanças o profissional tem que se reciclar, se aprimorar e se atualizar a cada dia para não perder o espaço nesse mundo tão disputado que o é a área do “trabalho”. Hoje um profissional preparado intelectualmente, tem mais oportunidades, que um preparado fisicamente, devido à automação dos processos, exige-se mais e mais conhecimento por partes dos profissionais, pois os clientes estão sedentos por novidades e perfeição. Um exemplo aqui bem perto de nós são o números de empresas de usinagem que estão investindo em outras áreas para não abrir falência, já não é mais viável pagar por uma peça usinada, pois a matéria prima de uma peça aqui no Brasil sai mais cara que uma peça pronta importada, estamos perdendo lugar para a globalização.

Contudo, as mudanças também podem ser vistas de maneira positiva para os universitários de hoje, as novas tendências (tecnológicas) geram novas oportunidades, exemplo disso são os meios de recrutamentos online, as redes sociais que podem contribuir de maneira positiva na busca de uma nova oportunidade, como exemplo o Linkedin .

Também estão surgindo novas oportunidades de trabalho como Homework , você tem vinculo com a empresa porem desenvolve o trabalho em casa. O mundo atual nos oferece oportunidades ilimitadas, dentre elas novas opções de se capacitar, a exemplo os cursos tecnólogos, novas opções de execução de trabalhos, e novas profissões.

Os principais desafios enfrentados pelos profissionais recém formados de hoje, acaba sendo a inexperiência e a comunicação, embora existam inúmeras oportunidades, a comunicação ainda é muito falha, que anda em caminho contrario ao desenvolvimento, devido a tantos meios de relacionamento virtuais, hoje os novos profissionais, acabam com medo do contato pessoal, com dificuldade para se apresentar em público e interagir com novos grupos. Características muito buscadas em meio ao novos profissionais, é a confiança o bom relacionamento interpessoal, o auto controle emocional e a clareza na hora de comunicar-se.

Considerando a informações anteriores, é importante observar que para um profissional preparado sempre haverá oportunidades, devemos nos atentar as mudanças visando acompanhá-las, trabalhar a nossa comunicação para que haja clareza, também o auto controle emocional para que não interfira nas relações profissionais. Enfim, não basta apenas querer para ingressar no mercado de trabalho, é preciso estar preparado para atender às exigências profissionais, é necessário planejar e traçar objetivos para a carreira profissional e estudar as tendências para que se esteja sempre focado. Depois é preciso desenvolver as competências técnicas e comportamentais afim de sempre melhorar o desempenho profissional.

É importante dar valor, também, as questões fundamentais do mundo contemporâneo como a educação, a ética, a responsabilidade socioambiental, a diversidade cultural e a espiritualidade.

Assim é possível se tornar um profissional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com