TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dermeval Saviani

Artigo: Dermeval Saviani. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Dermeval Saviani nasceu em Santo Antônio de Posse-SR, no dia 25/12/43 era professor e filósofo para ele filosofia se define como uma reflexão radical rigorosa e conjunto de reflexões.

O que ele queria dizer com essas concepções? Radical quando exige análise do problema até os fundamentos da questão.

Rigoroso: Ter um método adequado e realiza-lo com vigor.

Reflexão: Deve proceder esse problema com vigor colocando em questão as conclusões dos fatos.

De conjunto: Em terceiro lugar o problema tem que ser analisado em um todo, visando os aspectos em questão.

Para Dermeval a ciência e a filosofia está ligada ou melhor dizendo a filosofia abre o caminho para a ciência através da reflexão, Saviani queria mostrar suas obras de uma forma bem realista, destacando os erros da educação desde o princípio, que em sua visão era repleto de falhas, realizando assim uma igualdade entre politica e educação.

Dermeval Saviani é grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país, a exemplo da transição na educação durante a consolidação do período democrático que vivemos na atualidade, acompanhando, além das transformações sociais, as transformações na história da educação brasileira, acentuando os pontos positivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram no dia-a-dia, e teve uma visão progressista sobre a educação. Ele foi o fomentador da teoria histórico-crítica que também é conhecida como crítico-social dos conteúdos e tem como objetivo principal relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.

Através da análise de algumas obras do autor, é possível perceber que embora este se mostre otimista – apresentando soluções para melhorar o sistema educacional no país, a partir de uma análise histórica dos fatos -

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com