TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre a Natureza e Especificidade da Educação - Dermeval Saviani

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  1.675 Visualizações

Página 1 de 3

Sobre a natureza e especificidade da educação

Todos os seres vivos são seres ativos por que vivem para buscar a própria sobrevivência, o que o difere o ser humano dos animais por se caracterizar em uma atividade consciente, sendo uma atividade que gera uma capacidade de transformar a natureza e não apenas adaptar-se a ela, já os animais atuam para suprir atividades biológicas e o ser humano além das atividades biológicas criam  meio para fazer necessidades social superiores ou cultural elas exigem uma complexidade psíquica. A atividade consciente do ser humano é mediada pela cultura onde produzimos os meios para satisfazer nossas necessidades proporcionando um conhecimento mais aprofundado da realidade além da sua aparência.

A relação à os objetos e fenômenos da vida é uma relação mediada pelo conhecimento sendo eles o senso comum, ciência, arte e filosofia possibilitando um saber sistematizado. Sendo assim Saviani defende que a educação é um fenômeno humano pois a partir dela as demais geração vão se humanizando e contribuem com que esse saber.

A educação além de ser uma exigência para o trabalho ela é propriamente um trabalho pois ela é a antecipação mental intencional, portanto o homem pode realizar dois tipos de modificação da natureza à sua volta tais quais: trabalho material caracteriza-se pela produção de bens materiais, ou seja  objetos palpáveis e o trabalho não-material se dá a partir da produção de conhecimento do saber, ou seja faz parte da idealização da criação dos bens materiais. A educação é um trabalho não-material o que contribui na produção de saberes além disso a escola não é o único local para educação, mas é nela que todo conhecimento sistematizado será compartilhado e socializado.

Saviani tem uma grande importância ao ensino clássico pois faz parte dos conteúdos mais desenvolvidos na área da ciência, arte e filosofia. Para os gregos o conhecimento é definido por Doxa é o conhecimento do senso comum é passado de pai para filho; Sophia é o conhecimento transmitido às demais gerações, ou seja, um conhecimento baseado nos frutos da vida e a Episteme é o conhecimento sistematizado mais desenvolvido. Para o autor a escola deveria transmitir os conhecimentos epistêmicos a pedagogia histórico-crítica defende a transmissão dos saberes clássicos e sistematizado, a escola nova tende a classificar toda transmissão de conteúdo como mecânico.

Comentário

 O texto defende a ideia de que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos. A proposta de Saviani se baseia no apoio ao clássico, uma das ideias clássicas na escola é a assimilação onde sistematiza o conhecimento de forma em que a criança obtenha conhecimento e para isso serão necessárias várias repetições até que se torne natural.

A alfabetização não é algo em que a criança aprenda em menos de um ano é um dos hábitos que demora a ser adquirido, depois de ter esse conhecimento pode aprofundar os estudos em outras disciplinas e áreas.

No texto o autor aponta que trazer o conceito de clássico é essencial, pois deve ser prioridade no ensino e será de grande importância que o ensino clássico seja: ler, escrever e contar.

 Portanto o ensino clássico não pode ser deixado de lado é necessário que preste atenção nos conteúdos fundamentais para a formação do homem dentro da sociedade, podendo ser livre e criativo depois que se apropria do conhecimento, pois, antes não tem como desenvolver algo sem o conteúdo em que não tem o mínimo de conhecimento. Nesse sentido as atividades extracurriculares devem completar o currículo escolar e não substituir atividades para a formação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com