TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Dermeval Saviani Escola e Democracia Capitulo

Por:   •  1/10/2019  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 2

Referência: SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da

vara e onze teses sobre educação política. 41a.ed. Campinas/SP:

Autores Associados, 2000. Capítulo 1

Tema: Teorias da educação;

O capítulo se inicia dizendo sobre a transição para o modelo capitalista. Onde a educação escolar foi adotada para se sanar o problema da marginalização, este é o modelo tradicional do ensino. Onde o professor tinha a função de transmitir o conteúdo e o aluno de absorver o que lhe é ensinado. Ao não ser obtido sucesso com este modelo, é explanado o escolanovismo. Para este, marginalizado é aquele que apresenta características diferentes dos demais e seria sanada com a aceitação das diferenças, agora, o olhar é voltado para aprender a aprender e o aluno é colocado como um ser ativo no processo de ensino, mas todo este processo é mais caro e apenas poucas escolas, muitas de elite, acabaram adotando tal método. Este processo então acabou aumentando a desigualdade das classes.

A terceira teoria a ser adotada foi a tecnicista, esta priorizava racionalidade, eficiência e produtividade, acabando por deixar de lado o senso crítico ao querer minimizar as interferências subjetivas, com o professor e o aluno em uma posição secundária como somente executores do processo de aprendizado. Aqui o marginalizado é o ser ineficiente produtivo.

Na quarta teoria é abordada a crítico reprodutivista. Nela, marginalizado é quem não provém de capital financeiro e/ou cultural e a educação atua como reforço à desigualdade classial e se ramifica em duas classes, ambas se diferem nos resultados para a burguesia e para o proletariado.

Por fim, é enaltecido o caráter das políticas compensatórias no ensino. trazendo inclusive que a problemática da marginalização é complexa e muito mais ampla que as teorias educacionais anteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com