TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafios de Instituições Sociais no Mercado

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

DESAFIOS DE INSTITUIÇÃO X COMO REFERÊNCIAL EM INOVAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

Contagem

2017

Lucas Nunes Leles

Sabrina Radesca

Marcos Teixeira        

Lorrana Cristina

Éwerton Pimenta

Guilherme Henrique

Trabalho apresentado ao Curso de Administração do Centro Universitário Una, para disciplina Projeto Interdisciplinar.

Professor: Igor Leon Francelino

Contagem

2017

  1. INTRODUÇÃO

Segundo a Pesquisa Talento Brasileiro, realizada pela empresa E-TALENT*, mostram que 80% dos empregadores do Brasil enfrentam problemas com más contratações, podendo custar para a empresa três vezes mais o salário anual do candidato. Os profissionais, por não exercerem funções condizentes com seu perfil, habilidades e competências, acabam não produzindo o esperado pela organização, levando a inadequação ao cargo e posteriormente, a demissão.

 Segundo a pesquisa publicada na revista VOCÊ S/A, 87% das demissões ocorrem devido a problemas comportamentais e apenas 13% estão ligados à deficiência técnica. 78% dos profissionais são contratados devido a suas habilidades técnicas.¹

O aspecto comportamental é algo não tão fácil de mensurar, e pela necessidade de preencher vagas rapidamente, as empresas acabam levando pouco em consideração esse ponto, contratando indivíduos de baixa aderência com a cultura interna.

 O desalinhamento de expectativas, tanto da empresa como do profissional, acaba caracterizando uma má contratação – a organização esperando resultados e o funcionário na expectativa de desenvolvimento e reconhecimento. Esse desencontro compromete o desempenho, podendo gerar fatores como absenteísmo, presenteísmo e baixa produtividade.

*E-TALENT: Empresa de tecnologia especializada na gestão de produtividade, mudança pessoal e educação do comportamento. Desde 1987 trabalha para alavancar pessoas e organizações através do comportamento.

No entanto, apesar de ser um desafio de muitas empresas, são poucas as que reconhecem a importância e eficácia de uma contratação com base em perfis comportamentais, e a ONG (instituição social, voltada para especialização e introdução de jovens aprendizes no mercado de trabalho) é uma das organizações que enfrentam problemas em suas contratações no programa de aprendizagem.

 Criada em fevereiro de 2012, como programa de transformação por meio da Educação e do Trabalho, tem como objetivo a inclusão de jovens e adolescentes no programa de aprendizagem  profissional e encaminhamento para o mercado através da qualificação pelas empresas e instituições parceiras.

Um dos principais desafios da instituição é fazer com que as empresas a vejam como um grande diferencial em meio a tantas outras concorrentes na região de Contagem – MG, bem como, oferecer para as empresas jovens preparados para as vagas e com perfil ideal para os cargos em que as empresas contratantes desejam preencher.

Paralelo a isso e através deste trabalho, será proposto uma solução para que a Instituição em questão passe a ter um diferencial no mercado, utilizando como produto inovador, processos de seleção de aprendizes com contratações mais assertivas e estratégicas, fazendo com que nas empresas tenham jovens preparados e contratados para cargos que possam aplicar seus talentos, habilidades e competências comportamentais, gerando mais produtividade e assertividade nos processos, alcançando o diferencial, obtendo o que toda organização espera dos seus colaboradores, produtividade e resultado.

  1.  PROBLEMA

Como a ‘’ONG’’ pode estabelecer diferenciais competitivos para se destacar no mercado, a fim de se tornar referência em inovação tendo como diferencial a seleção e recrutamento de jovens com base em suas competências e habilidades comportamentais de acordo com cada cargo?

  1.  OBJETIVOS

Buscando responder à pergunta de pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos:

  1. OBJETIVO GERAL

 Analisar e identificar como a ONG pode estabelecer diferenciais competitivos para se destacar no mercado, a fim de se tornar referência em inovação tendo como diferencial a seleção e recrutamento de jovens com base em suas competências e habilidades comportamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com