TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Histórico Da Psicologia

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Histórico Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  17.610 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTOES – PSICOLOGIA GERAL

Cap. 1 – Psicologia hoje

1. Esquematize o desenvolvimento histórico da psicologia.

As primeiras explicações sobre o ser humano e sua conduta foram de natureza sobrenatural, Tales de Mileto tem sido apontado como quem primeiro procurou explicar os eventos naturais Sócrates e Platão fez com que despertasse o interesse pela natureza do homem, Aristóteles teria valorizado a observação como forma de se chegar a explicar os eventos naturais, com Tomas de Aquino as obras de Aristóteles alcançaram um notável estado de perfeição, John Lucke fundador do empirismo, Gustav Theodor e considerado o fundador da psicofísica o pai Da psicologia experimental.

1870 a 1940 - Estruturalismo; nascimento da psicologia propriamente dita ano 1879 quando wilheim wundt criou o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Leipzing, na Alemanha; buscava a estrutura da mente; método utilizado a introspecção (olhar para dentro); foi trazido para a América do norte por E.B. Titchener (1867-1927); deixou de existir como escola psicológica, mas sua ênfase nos processos sensórias se reflete ainda hoje em pesquisas psicológicas.

1880 a 1950 – Funcionalismo; melhor descrito como um movimento; criticavam a artificialidade da introspecção; funcionalistas ilustres willian james (1842-1910), John Dewey (1859-1952), James cattel (1860- 1944); se interessam mais no que a mente faz , nas suas funções , do que no que a mente é , ou em como se estrutura.

• Tanto o funcionalismo como o estruturalismo não existem mais hoje.

2. Caracterize brevemente as principais posições teóricas atuais em psicologia.

1878 – 1959 behaviorismo; criador John B. Watson; comportamento estritamente observável; Descartaram fenômenos mentais, sensações, imagens ou ideias, funções mentais; afirmava que a única fonte de dados sobre o homem era oque faziam e diziam ; foi considerada bastante radicais no inicio ; propõem uma psicologia basicamente experimental.

Gestaltismo por volta de 1900 - Gestalt; movimento de origem alemã, mas que se desenvolveu no e.u.a; Afirmava que o estruturalismo e behaviorismo subestimavam o papel do individuo; Principais representantes Max wertheimer , Wolfgag kohler , Kurt koffka e Kurt lewin.

1870 – Psicanalise; criada por Freud; mais conhecido pelo publico em geral; influenciou e influenciam rumos da psicologia, artes literatura, toda cultura ocidental; hoje é considerada uma das correntes psicológicas.

1950 – Humanismo; movimento mais recente em psicologia; necessidade de estudar o homem; critica a utilização excessiva do método experimental; advoga o estudo dos processos mentais humanos como, pensar, sentir, etc.; Representantes Abraham Maslow e Rollo May e Carl Rogers.

3. Explique o significado atribuído hoje ao “comportamento” como objetivo de estudo na psicologia.

È aplicado para designar uma ampla escala de atividades, para henneman pode incluir atividades observáveis como falar caminhar, etc. Bleger sugere uma distinção entre o que chama de áreas da conduta como fenômenos mentais tais como raciocinar , planificar, imaginar ou movimentos do corpo como caminhar , falar , chorar ou ainda ações que produzem efeitos sobre meio social , físico, ou de si mesmo por exemplo esbofetear alguém , conduzir automóvel , vestir-se etc.

4. Porque e possível denominar a psicologia de “ciência”?

Por que como toda ciência, a psicologia usa métodos científicos rigorosos e também como qualquer outra ciência, procura entender, predizer e controlar os fenômenos que estuda neste caso os comportamentos.

5. Liste os principais subcampos de pesquisa básica em psicologia e explique brevemente o que cada um deles investiga.

Psicologia geral; Busca determinar o objeto, métodos, princípios gerais, e ramificações da ciência.

Psicologia fisiológica; investiga eventos e estruturas fisiológicas no comportamento.

Psicologia do desenvolvimento; estuda o desenvolvimento ontogenético, mudanças que ocorrem no ciclo vital.

Psicologia animal ou comparada; estudar o animal comparando-o ao homem.

Psicologia social; investiga situação em que a conduta humana e influenciada e influencia outras pessoas e grupos.

Psicologia diferencial; estabelecer diferenças entre indivíduos em termos de idade , classe social , raças , capacidades, sexo.

Psicopatologia; interessado no comportamento anormal, como neuroses e psicoses.

Psicologia da personalidade; busca interação ampla e compreensiva dos dados obtidos por todos os setores da investigação psicológica.

6. Aponte os mais importantes ramos da psicologia aplicada, descrevendo-as brevemente.

Psicologia educacional; lida com aplicações de técnicas e princípios da psicologia.

Psicologia aplicada ao trabalho; e o nome genérico que se da ao conjunto de subcampos, onde, através da aplicação de dados da psicologia, os instrumentos de trabalho que o homem utiliza podem ser melhor planejados.

Psicologia aplicada à medicina; pode auxiliar o medico em suas tarefas de diagnostico, tratamento e prevenção de doenças.

Psicologia jurídica; aplicada a psicologia no campo do direito.

7. Por que a psicologia é, por muitas vezes, denominada de ciência “biossocial”?

Porque ela se relaciona principalmente com a biologia e com as ciências sociais

8. Como se distingue o psicólogo do psiquiatra e do psicanalista?

Psicólogo pode atuar em áreas diversas, subcampos e aplicações da psicologia.

Psiquiatra e o medico que se especializa em doenças ou distúrbios mentais.

Psicanalista profissional que em cursos especializados se torna habilitado a usar psicanalise.

9. Aponte alguns exemplos de assuntos cujo estudo implica a relação da psicologia com outras ciências.

A psicolinguística estuda as relações acaso existentes entre a estruturação linguística e a atividade cognitiva e que consegue congregar psicólogos, linguistas, sociólogos, antropólogos, filósofos num trabalho conjunto para desenvolvimento da mesma.

A neuropsicológia é o estudo sobre as relações do comportamento com os dados da fisiologia nervosa e da neuropatologia.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »