TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano

Por:   •  10/4/2015  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade de Brasília

Processos de Desenvolvimento Humano – 1º/2015

Aluna: Rayane Lins Gamazo

Matrícula: 09/0012950

Relatório unidade 1

A unidade I da disciplina Processos do Desenvolvimento Humano, introduziu conceitos básicos como a concepção do que é o desenvolvimento humano, como ele acontece e como se deve estudar cientificamente este processo.

Primeiramente é necessário compreender que o desenvolvimento humano consiste em um processo de construção contínua e complexa que se estende por toda a vida do indivíduo sessando somente com a sua morte. Este processo é originado a partir de uma organização estruturada que envolve desde os componentes biológicos até as relações sociais e as agencias humanas (psicológicos). O indivíduo está sempre se organizando e reorganizando de forma integrada, sob diferentes esferas, em relações no mínimo, bidirecional.

A medida que o indivíduo interage como o ambiente, ao longo do tempo, ele se modifica e é por ele modificado, se construindo e tornando-se cada vez mais complexo. Ou seja, cada indivíduo irá se desenvolver dentro de um contexto de interações, biologicamente de acordo com a herança genética recebida de seus antepassados, assim como, psicologicamente de acordo com o seu ambiente, incluindo sua cultura, contexto temporal, sócio histórico e etc.

Como foi dito, as pessoas se desenvolvem e funcionam como um organismo integrado, sempre em interação com o ambiente e com outras pessoas e grupos, em um nível tanto biológico como psicológico. Ao nascer, o indivíduo inicia uma trajetória probabilística: ele cresce e se constrói, na busca de coerência entre suas pré-disposições genéticas e padrões socioculturais estabelecidos. Sendo assim, a particular ecologia social dará a diferentes indivíduos, diferentes cursos e trajetórias.

Para ser compreendido, o desenvolvimento humano deve ser estudado por uma perspectiva sistêmica, de curso de vida, integrada, multidirecional, transcultural, interdisciplinar e interacionista. Levando sempre em consideração que os padrões de normalidade, bem como os estágios do curso de vida, irão variar de acordo com cada cultura e seu contexto. Assim, ao investigar, um pesquisador deve fazer uso de uma postura sistêmica, favorecendo uma visão dialógica, e seus métodos devem ser multidisciplinares, evitando cair em uma abordagem simplista, reducionista que impossibilita a visibilidade do contexto.  

 

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com