TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Humano: Bebês, Crianças E Adolescentes

Por:   •  6/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.983 Palavras (24 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE NOVE DE JULHO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

BÁRBARA BUENO DO AMARAL

FERNANDA CRISTIANE DOMINGOS

FERNANDA MACHADO MOREIRA

ISABELLY CRISTINY ASSIS DOS SANTOS

LUANA QUEIROZ SOUZA

NAIARA SIMONE VALADÃO SILVA

GUARULHOS

2023

Autoras:

Bárbara Bueno de Amaral 3922100068

Fernanda Cristiane Domingos 3921200015

Fernanda Machado Moreira 3920100389

Isabelly Cristiny Assis dos Santos 3923100261

Luana Queiroz Souza 3921200145

Naiara Simone Valadão Silva 3921100256

PROJETO INTEGRADOR

Desenvolvimento humano: bebês, crianças e adolescentes

Trabalho apresentado na Faculdade Nove de Julho

Orientadora:

Fabiane Petean Soares de Lima

GUARULHOS

2023

  1. INTRODUÇÃO

           O desenvolvimento humano é um processo contínuo e complexo que ocorre ao longo da vida, desde o nascimento até a idade adulta que segundo Mota (2005), integra não apenas um aspecto, mas todas as dimensões do desenvolvimento humano sejam elas: biológicas, cognitivas, afetivas ou sociais. Isso porque, nós seres humanos somos resultado da soma de inúmeros fatores que nos atravessam constantemente durante toda a vida.

           A observação do desenvolvimento é uma área importante da psicologia que tem como objetivo compreender como as crianças e adolescentes crescem, aprendem e se desenvolvem em diferentes aspectos, incluindo o cognitivo, emocional, social e físico. Através da observação, os psicólogos e profissionais da área da saúde são capazes de identificar os marcos do desenvolvimento esperados em cada faixa etária, bem como as diferenças individuais que podem afetar o desenvolvimento de cada criança e adolescente.

           Em todas as fases do desenvolvimento humano, é importante que as crianças recebam apoio e estímulo para desenvolver todo o seu potencial. Os pais, cuidadores e educadores desempenham um papel crucial no fornecimento desse suporte, fornecendo amor, atenção, cuidado e orientação. Além disso, a observação também pode ajudar a identificar possíveis problemas de desenvolvimento, atrasos ou desvios do comportamento normal, o que pode levar a intervenções precoces e mais eficazes.

  1. OBJETIVO GERAL

           O presente trabalho tem como objetivo vivenciar a prática em campo, trazendo a teoria estudada desde o início do semestre. Para isso, será observado o comportamento da criança a partir de uma entrevista semidirigida juntamente com os pais, onde poderemos apontar comportamentos específicos, como habilidades de linguagem, interação social, e habilidades motoras. 

            A observação do desenvolvimento da criança e do adolescente é uma área extremamente importante na psicologia e na saúde infantil. O desenvolvimento infantil é um processo complexo que envolve vários aspectos, incluindo o cognitivo, emocional, social e físico. Observar como as crianças e adolescentes crescem e se desenvolvem pode ajudar a identificar possíveis problemas de desenvolvimento, atrasos ou desvios do comportamento normal, permitindo intervenções precoces e mais eficazes.

          A observação do desenvolvimento infantil também pode ajudar os pais e educadores a entender melhor as necessidades e habilidades de suas crianças e adolescentes, ajudando-os a fornecer um ambiente de aprendizado e desenvolvimento adequado e apropriado. Além disso, a observação do desenvolvimento infantil também pode fornecer insights valiosos para médicos e outros profissionais de saúde, ajudando-os a desenvolver planos de tratamento e cuidado mais eficazes.

           Em geral, a observação do desenvolvimento é uma ferramenta importante para melhorar a saúde, educação e bem-estar da comunidade como um todo. A identificação precoce de problemas de desenvolvimento e a intervenção apropriada podem ajudar a prevenir problemas de saúde e dificuldades futuras. Além disso, a observação do desenvolvimento infantil pode ajudar a promover um ambiente mais inclusivo e compreensivo para crianças e adolescentes com necessidades especiais ou diferenças individuais, garantindo que eles recebam o cuidado e o suporte necessários.

  1. METODOLOGIA

           A metodologia utilizada para essa pesquisa é a entrevista semidirigida com questionário para complementar a observação naturalista, onde os pais irão responder a perguntas pré-definidas que envolve observar a criança, o comportamento e habilidades da mesma em situações cotidianas podendo fazer perguntas abertas para obter uma compreensão mais completa das habilidades e comportamentos da criança.

  1. PARTICIPANTES

Participaram dessa atividade de observação duas crianças com 07 anos de idade, a quem chamaremos de Criança A e Criança B.

A Criança A trata-se de uma menina que mora com ambos os pais e um irmão mais velho em uma casa alugada na zona leste da cidade de São Paulo ao lado da casa dos avós maternos. O pai trabalha no período noturno e a mãe durante a madrugada. Ambos ficam com a criança durante o dia até a hora de ir à escola. Ao chegar da escola e criança fica sob os cuidados da avó dia sim, dia não até por volta das 00:00 quando o pai chega. A criança não necessita ficar todas as noites sob o cuidado da avó pois como a mãe trabalha em uma escala de 12 horas por 36 horas pode se dedicar a prestar os devidos cuidados quando está em casa. Aos fins de semana quando os pais estão trabalhando a criança fica sob o cuidado de ambos os avós maternos.

A criança B trata-se de menino que mora com os pais e dois irmãos, sendo um mais velho e um mais novo em um apartamento alugado no Jardim Pedro Nunes, bairro localizado na zona leste de São Paulo. O pai e a mãe trabalham na mesma empresa ambos na área comercial. A criança estuda no período da tarde e pela manhã fica aos cuidados do tio materno, que mora próximo. No entanto a própria criança quem cumpre com todas as tarefas matinais como: tomar café, tomar banho e trocar de roupa para aula, aquecer a refeição no micro-ondas, contando apenas com a supervisão do tio. O deslocamento para a escola é feito via transporte escolar, acompanhado pelo tio na ida e recepcionado pela própria mãe na volta. Aos finais de semana a mãe costuma reunir todos os irmãos para um passeio, assistir filme e brincar, e todos os finais de semana costumam dormir todos juntos em colchões espalhados na sala, ou na cama da mãe e do pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (509 Kb)   docx (430.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com