TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Infantil

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.041 Palavras (5 Páginas)  •  1.334 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento Infantil

Teóricos Desenvolvimento Humano Motricidade Linguagem e Cognição

Piaget 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)

• 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos)

• 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)

• 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)

Ao investigar a gênese do juízo moral na criança Piaget encontrou dois tipos de relações interindividuais consideradas por ele responsáveis pelo surgimento da heteronomia e autonomia, são elas a coação e a cooperação. A heteronomia tem sua origem nas relações coercitivas e unilaterais dos adultos com as crianças, estas consideram os deveres e seus valores impostos de forma obrigatória, devendo ser cumpridos sob quaisquer circunstâncias, portanto, ser bom é obedecer às regras e aos adultos. Para Piaget o desenvolvimento cognitivo ocorria de modo gradual e progressivo, no qual a criança construía o seu conhecimento, sendo assim, foram distinguidos quatro estágios de desenvolvomento.Os quatro estágios :sensório motor, pré operatório,operações concretas, operações formais.

Vygostsky Vygotsky enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem

no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de

conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é

interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais

e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação. As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura. O processo de conhecimento se dá de fora para dentro, a relação professor-aluno.

Diferentemente dos animais, sujeitos aos mecanismos instintivos de adaptação, os seres

humanos criam instrumentos e sistemas de signos cujo uso lhes permite transformar e

conhecer o mundo, comunicar suas experiências e desenvolver novas funções psicológicas.

No processo de desenvolvimento cognitivo, o ser humano vai reconstituindo internamente.

Teórico Desenvolvimento Humano Motricidade Linguagem e Cognição

Wallon Wallon explica que o pensamento infantil tem características particulares, diferentes das do adulto. A principal delas é o pensamento por meio de pares complementares. A criança não consegue explicar um objeto sem relacioná-lo a outro. Quando questionada, combina diferentes referências e apresenta uma resposta. O movimento é a base da comunicação dos pequenos. A motricidade, portanto, tem um caráter pedagógico tanto pela qualidade do gesto como por sua representação. De acordo com Wallon, psicogenética, essencialmente sociocultural e relativista, com forte lastro orgânico, em sua teoria considera o desenvolvimento da pessoa completa integrada ao meio em que está inserida, com os seus aspectos afetivo, cognitivo e motor integrados.

Sendo assim, para Wallon, é importante que o professor dê ênfase na integração, ou seja, entre organismo e meio e entre as dimensões: cognitiva, afetiva, e motora na constituição do aluno. Ele considera o aluno como um conjunto que resulta da integração de suas dimensões, onde o desenvolvimento acontece na ligação de seu organismo com o meio, principalmente o meio social, neste caso, na Escola.

Teóricos Desenvolvimento Humano Motricidade Linguagem e Cognição

Montessori Individualidade, atividade e liberdade do aluno são as bases da teoria, com ênfase para o conceito de indivíduo como, simultaneamente, sujeito e objeto do ensino. Montessori defendia uma concepção de educação que se estende além dos limites do acúmulo de informações. O objetivo da escola é a formação integral do jovem, uma "educação para a vida". Elaborou uma teoria científica do desenvolvimento infantil e dirigiu seu trabalho rumo a uma proposta pedagógica. De acordo com sua visão, a criança desenvolve um senso de responsabilidade pelo próprio aprendizado e, o ensino, deve ser ativo. Segundo Maria Montessori, as crianças absorvem como “esponjas” todas as informações que requerem e necessitam para sua atuação na vida diária. A criança aprende a falar, escrever e ler da mesma maneira que o faz ao engatinhar, caminhar, correr, etc, ou seja, de forma espontânea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com