TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento do Adolescente

Por:   •  23/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.394 Palavras (22 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 22

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Esse referencial teórico foi elaborado para estudo e atuação no estádio supervisionado de adolescência do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdades de Saúde Ibituruna, sendo elaborada uma sintetização do conhecimento teórico sobre essa fase do desenvolvimento humano, para que se haja um bom entendimento do que será tratado o estágio.

A adolescência é vista muitas vezes como apenas a parte da transição da infância para a vida adulta marcada pela puberdade, porém não se deve pensar na adolescência como meramente isso e sim com uma parte de grande importância no processo continuum do desenvolvimento humano. Na qual o indivíduo começa a formar sua identidade e adquirir traços que vai levar consigo para o resto de seu desenvolvimento psicossocial. É sim marcada por aspectos biológicos, como a puberdade, porém também acarretada a outros fatores psicológicos que promovem essa fase uma diferenciação de outras. (ABERASTURY; KNOBEL, 1981)

É na adolescência que o sujeito começa a formar suas identificações com o mundo, passa a ter uma necessidade real se identificar com algo, já que a sua identidade infantil já não é mais válida. Sendo um grande processo marcado por mudanças tanto externas como internas. (ABERASTURY; KNOBEL, 1981)

Primeiramente as mudanças físicas são realmente um grande marco nesse momento do desenvolvimento, uma das principais sendo a puberdade, o adolescente passa por mudanças fisiológicas que tem grande impacto no seu contexto e também na sua forma de ver, podendo muitas vezes se enxergar como diferente da maioria, o que o faz voltar-se mais para outros adolescentes que estão passando pelo mesmo momento. Começam também as produções de hormônios, que além das mudanças fisiológicas acarretam também mudanças emocionais nesses sujeitos, como mudanças de humor acentuadas em curtos períodos de tempo, como, por exemplo, energia em um momento e cansaço em outro. (ABERASTURY, KNOBEL, 1981)

Em aspectos cognitivos se encontras no ápice do desenvolvimento, como uma formação já mais consolida do aparelho cognitivo, tendo habilidades já acentuadas como reflexo, capacidade mnêmica. (BEE, 1997)

Pelo aspecto psicológico, o sujeito está no período de mudanças, identificações, construções e desconstruções do seu mundo interno, se mostra adquirindo e participando de questões mais ideológicas, justamente por essa necessidade de se definir, necessidade levada por várias questões do ambiente, como a escola e convívio com pessoas diferentes, o contexto biológico das mudanças no seu próprio corpo, o que se impacta ainda mais esse ver diferente sobre si próprio e a vontade de construir e dar repostas as questões exigidas pelo mundo externo nessa época, uma delas sendo por exemplo, a escolha profissional, a escolha de suas companhias, a formação de suas características, também ligadas ao seu aspecto biológico do masculino ou feminino. (ABERASTURY; KNOBEL, 1981)

As relações familiares que já não são como antes, agora esse jovem não tem mais uma identidade infantil de dependência dos pais, e ele deseja uma autonomia porem com certo receio de abandonar essa dependência. (ABERASTURY; KNOBEL, 1981)

O ver psicológico para esse momento na vida do sujeito deve ser também diferenciado, como se observa nessa fase o indivíduo está passando por muitas conturbações tanto no mundo interno e externo, uma estando muita ligada a outra, o que gera muitas vezes comportamentos diferenciados nesses adolescentes, deve se pensar sobre o contexto que esse jovem se insere, quais são suas identificações, suas relações, o que é característico dessa fase, o que pode ser considerado como algo prejudicial para aquele sujeito. É de extrema importância também ouvir o jovem e com o fundamento cientifico pensar sobre o seu mundo com aquilo que ela traz e que já construiu sobre o seu ser. (ABERASTURY; KNOBEL, 1981)

Então é de extrema importância a construção desse referencial teórico, reunindo a maior quantidade de material cientifico possível para que se possa realmente entender e inserir essas teorias no contexto, para que se possa efetuar umas práxis de forma devida no apresentado estágio.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR DO ADOLESCENTE

A maioria de nós utiliza a palavra adolescência como se o termo se aplicasse em um conjunto bastante preciso de anos, tal como os anos que vão dos 12 anos de idade até os 20 anos de idade, ou o período que se inicia no começo da escola de segundo grau. Na realidade a faixa etária relevante é imprecisa quanto aos seus limites. Se desejarmos incluir os processos físicos da puberdade nesses anos da adolescência, precisamos, então, pensar nessa faixa etária como tendo início antes dos 12 anos de idade, em especial no caso das meninas, algumas nas quais começam sua puberdade aos 8 e 9 anos de idade. E na outra extremidade não está claro que seja ainda adequado referir-se a um jovem de 18 anos de idade, que tenha um trabalho, uma esposa e filhos, como um adolescente. (Bee, H.; 1997)

Faz mais sentido se pensar na adolescência como período que se situa, psicológica e culturalmente, entre a meninice e a vida adulta, ao invés de uma faixa etária específica. Trata-se do período do período da transição em que a criança se modifica física, mental e emocionalmente, tomando-se um adulto. O momento dessa transição difere da sociedade e entre os indivíduos de uma cultura. Entretanto, todas as crianças precisam passar por essa transição de modo atingir o estado adulto. Em nossa cultura, esse estado promete ser um tanto mais prolongado, durante talvez dos 12 aos 18 anos de idade, até mais no caso dos que vão à universidade, vindo, assim, a   postergar alguns aspectos do estado total de adultos. (Bee, H. 1997)

Pelo fato de serem tão surpreendentes as mudanças físicas e emocionais que são parte dessa transição, o período da adolescência adquiriu uma reputação de ser cheio de “tempestades e estresse". Trata-se de uma descrição que exagera ao grau de turbulência emocional que a maioria dos adolescentes vivencia. No entanto, a importância do processo é difícil de ser exagerada, iniciando pelas notórias mudanças físicas da puberdade. As várias mudanças corporais associadas à puberdade são amplamente controladas por hormônios, que desempenham um papel fundamental no drama físico do adolescente. (Bee, H. 1997)

Naturalmente que os hormônios desempenham um papel central no crescimento e desenvolvimento também nos estágios anteriores. O hormônio da tireoide está presente desde o quarto mês de gestação e parece envolvido na estimulação do desenvolvimento normal do cérebro, no pré-natal. O hormônio do crescimento é também produzido pela pituitária, já nas 109 semanas, após a concepção provavelmente ele auxilia na estimulação do crescimento bastante rápido das células e órgãos do corpo. E a testosterona também é produzida no pré-natal, nos testículos do bebê do sexo masculino, influenciando o desenvolvimento dos genitais masculinos e de alguns aspectos do desenvolvimento do cérebro. (Bee, H. 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.5 Kb)   pdf (150 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com