TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO DO ADOLESCENTE O ADOLESCENTE EM NOSSA REALIDADE

Por:   •  8/4/2016  •  Resenha  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 5

O ADOLESCENTE EM NOSSA REALIDADE

Aparecida Maria Alcântara Cunha Santos

Graduada em Pedagoga pela Faculdade de Itaúna. Pós graduada em Psicopedagoga Institucional e Clínica pela UEMG. Graduando em Psicologia pela FAPAM.

Flávia Barbosa Torres

Karina Mesquita

Email de contato

cidaacunha@hotmail.com

RESUMO

Apresentar características do desenvolvimento do adolescente dentre tantas decisões e conseqüências e conflitos. Demonstrando que tanto a época quanto o século em que vivemos, propiciam para uma complicação maior.

Palavras Chaves: Adolescente, fase do desenvolvimento, identidade.

        INTRODUCAO

        Este artigo retrata sobre o adolescente em nossa realidade, e uma fase que ocorre muitas transformações fisiológicas e sofrem a influência da atualidade do século, uma vez que a adolescência se caracteriza como uma fase de transição do indivíduo que se encontra entre a infância e a vida adulta.        

        Com o objetivo de pesquisar, investigar e descobrir as principais características da adolescência.

Atualmente temos presenciado reportagens, documentários, artigos científicos e outros que revelam a situação dos adolescentes que se envolvem na peculiosidade da sociedade, como: drogas, abusos, doenças transmissíveis, entre outras; que está levando os jovens a adoecer de modo geral.

Pretendemos com este artigo, através de estudos científicos, levantarem dados ampliar conhecimento para que o mesmo possa servir de fonte de pesquisa de educadores, psicólogos e outros interessados em desenvolver um trabalho social com os adolescentes que se enquadram nestas condições citadas acima.

         Assim gostaríamos de saber sobre o desenvolvimento do adolescente e o que acontece para que eles sejam transtornados neste período e nesta realidade.

.

DESENVOLVIMENTO

A adolescência é uma fase que vem depois da infância e antes da juventude, essa fase começa por volta dos 12 anos e termina por volta dos 18 anos. Uma época de grandes transformações que repercutem não só o adolescente, mas também em sua família e comunidade, entende se adolescência como o 2° salto para a vida, o salto em direção a si mesmo, como ser individual e diz ser respeito também sobre os componentes psicossociais.

 A adolescência não é uma fase natural do desenvolvimento humano, mas sim um derivado da estrutura socioeconômica e cultural. Nesse período desenvolve se a puberdade que é um fenômeno fisiológico que compreendem as mudanças corporais e hormonais acentua se a maturação física e a idade real de início podem variar muito. Há diferenças entre meninos e meninas e ambos adquirem a capacidade reprodutiva.

“O que eu gosto em meus adolescentes é que eles ainda não endureceram. Todos nós confundimos endurecimento com força. Devemos buscar a força, mas não a insensibilidade.”( Anaiis Nin, The Diaries of Anais Niin, vol.IV)

Os adolescentes enfrentam vários perigos para o seu bem estar físico e mental, que incluem altas taxas de mortalidade por acidentes, homicídio e suicídio. Isso acontece em todas as classes sociais, sendo esses comportamentos de uso uma imaturidade do cérebro do adolescente. O cérebro do adolescente é uma obra em progresso. Mudanças dramáticas nas estruturas cerebrais envolvidas nas emoções, no julgamento, organização de comportamento e autocontrole ocorrem entre a puberdade e a vida adulta e podem ajudar a explicar as implicações dos adolescentes aos ímpetos emocionais e ao comportamento de risco e até mesmo violentos. ( ACT For Yougth 2002; Stemberg e Scott, 2003)

A sexualidade faz parte da vida e está ligada ao desenvolvimento do indivíduo. O desenvolvimento do comportamento sexual inicia na infância em atitudes e curiosidade pertinentes nesta fase. Através de pesquisas constata se que adolescentes do sexo feminino iniciam sua vida sexual entre15 e 17 anos e do sexo masculino dos 13 aos 15 anos. Sendo que nas classes sociais mais protegidas a inicialização fica sendo mais tarde. A conduta sexual de risco é uma importante vertente na atividade sexual na adolescência, os riscos contraem doenças sexualmente transmissíveis (DST) e para heterossexuais de gravidez.

O uso de contraceptivos na adolescência aumentou desde 1990 mesmo que alguns assumam não usarem em toda relação sexual. A melhor proteção para adolescentes ativos sexualmente é o uso regular de preservativos, pois proporcionam proteção contra DSTs e evitam gravidez.

Acreditam se que adolescentes que tem a oportunidade de conversarem sobre sexo com os pais, irmãos mais velhos ou um adulto da família tendem a estarem mais propensos a assumirem posturas positivas em relação ás práticas sexuais seguras.

De acordo com Del Ciampo (2010, pág. 56) “uma característica marcante da adolescência é a insatisfação com o próprio corpo.”

Sendo a “imagem corporal” um fenômeno polimorfo, que reflete desejos, atitudes emocionais e interação do indivíduo com outras pessoas. É a figuração do próprio corpo formada e estruturada na mente do indivíduo, ou seja, a maneira pela qual o corpo se apresenta.

Nesta fase os adolescentes aderem principalmente ás dietas intuitivos para emagrecimento e práticas exageradas de atividades físicas e consumo de anabolizantes

Que podem predispor aos transtornos dismórficos corporais.

        Ações de preservação e promoção a saúde podem ser adotadas para esclarecimentos aos adolescentes:

-Esclarecer que cada adolescente é diferente do outro e todos são normais.

-Orientar sobre o funcionamento do corpo e suas mudanças durante a adolescência.

-Facilitar o acesso de reconhecimento básico sobre saúde e necessidades nutricionais.

-Orientar sobre riscos de carências nutricionais e de comportamentos potencialmente causa danos á saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (299.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com