TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

Psicologia

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE

Etapas 3 e 4

SANTO ANDRÉ

2015

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO CRIANÇA E ADOLESCENTE

Etapas 3 e 4

Trabalho de ATPS de Psicologia da Anhanguera. Requisito parcial à obtenção de notas de Psicologia do Desenvolvimento Criança e Adolescente

Orientador (a): Daniela Della Croce Pigo

SANTO ANDRÉ

2015

Etapa 3:

1-Quais os objetivos das pesquisas realizadas nos dois artigos disponibilizados e lidos no passo 1?

R- Avaliar o desempenho motor de crianças com ou sem dificuldades de aprendizagem, identificar as dificuldades comparando o desempenho motor e o indicativo de dificuldade de aprendizagem entre crianças do sexo masculino e feminino e encontrar meios que tragam soluções aos problemas que causam riscos psicossociais.

1.1-Como os autores conseguiram chegar aos objetivos das pesquisas?

R- Através de testes aplicados para identificar dificuldades em escritas, matemática, leitura ou geral que é o TDE ( Teste de Desempenho Escolar), o MABC ( bateria para a Avaliação do Movimento da Criança) usado para identificar dificuldades motoras. Desenvolvimento competências psicossociais a fim de promover saúde psicológica e fatores que gerem proteção ao desenvolvimento de crianças e adolescentes.

1.2- Qual a relação existente entre o desenvolvimento motor e o processo de aprendizagem em crianças do ensino fundamental?

R- Os aspectos do desenvolvimento motor encontra-se em constante evolução e neste mesmo período a criança esta sendo alfabetizada, sendo assim surgindo alguma dificuldade motora ira comprometer o desenvolvimento na aprendizagem, principalmente na escrita e na leitura, pois o desenvolvimento da motricidade fina está relacionado ao bom desempenho da escrita.

1.3-Quais os principais problemas psicossociais existentes no Brasil apontados pelos autores?

R- A não vinculação de fatores de proteção no desenvolvimento psicossocial na infância e na adolescência.

1.4-Quais as competências psicossociais apontadas pelos autores como necessárias para a proteção da infância?

R- O autoconhecimento, empatia, relacionamento interpessoal, comunicação eficaz, lidar com sentimentos e emoções, lidar com estresse, pensamento criativo, tomada de decisões, pensamento critico e resolução de problemas.

Atividades1

Nome: Xadrez na Escola

Tempo de duração: 60 minutos

Objetivo da atividade: Estimular o desenvolvimento cognitivo.

Procedimento: O jogo é jogado com dois participantes, cada um escolhe as cores das peças que quer jogar, as jogadas são feitas por um de cada vez, desenvolvendo estratégias para chegar ao final do jogo como vencedor.

Resultado esperado: Xadrez na escola tem como objetivo, estimular a auto estima, a competição saudável, trabalho em equipe desenvolvendo a disciplina do aluno, seu raciocínio logico, sua inteligência e imaginação.

Atividade 2

Nome: Projeto Cantarolando

Tempo de duração: 60 minutos

Objetivo da Atividade: Desenvolvimento social, cognitivo e auditivo.

Procedimento: Uma vez por semana um grupo de adolescentes com idade entre 12 e 14 anos, participam de aulas de musica, onde nos 30 minutos iniciais é passado a parte teórica, finalizando os 30 minutos finais com aquecimento vocal e com cânticos dividindo vozes.

Resultado esperado:Estimular o desenvolvimento do vocabulário, noção de ritmo, organização no dia a dia, além de favorecer a socialização e a afetividade.

Problemas psicossociais da infância brasileira.

É na primeira infância que a formação psicossocial da criança começa a ser formada.

A base para essa formação será construída através do meio em que ela vive , esse meio é impactado primeiramente pela família, já que a violência domestica é o maior agravante no desenvolvimento psicossocial, crianças que sofrem esse tipo de abuso, apresentam dificuldades no desempenho escolar na área da escrita.

A criança que logo ao nascer receber o contato de amor da mãe terá um bom desempenho escolar.

Além da violência domestica existem outros fatores de risco que podem comprometer o desenvolvimento da criança que são:

*Desigualdade de autoridade;

*Descontrole da agressividade;

*Falta de dialogo;

*Pouco afeto, entre outros.

Nesses casos os fatores de proteção ajudará a criança a lidar com os conflitos, encontrando soluções, sem deixar que os problemas tragam danos ao seu desenvolvimento psicossocial.

Outro aspecto importante no desenvolvimento da criança é a sua integração na escola, pois ela se dádurante o processo da formação psicossocial.

A criança ingressa na escola trazendo todo o seu contexto vivido até aquele momento.

Na integração com a escola é importante que ela encontre um corpo docente capacitado para recebê-la, afim de proporcionar um desenvolvimento psicossocial eficaz.

O primeiro problema que a criança irá enfrentar ao chegar na escola, é a adaptação, pois deixara o convívio familiar para interagir com pessoas desconhecidas e nesse momento ela irá precisar encontrar um ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com