TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento humano

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

A Psicologia vem buscar formas de explicar e estabelecer uma relação entre a mente e o corpo humano. Esse trabalho vem abordar o desenvolvimento humano e suas fases, mostrando relação entres os fatores biológicos e sociais.

Palavras chave: adulto; desenvolvimento; social

INTRODUÇÃO

O processo de desenvolvimento se dá desde o momento em que duas pessoas optam em ter filhos. A psicologia tenta explicar e ao mesmo tempo compreender o homem em todos os sentidos. Pode dizer que é um processo onde cada pessoa faz suas escolhas e traça seus objetivos buscando sua estabilidade.

O desenvolvimento humano é o desenvolvimento da mente onde o ser humano evolui sua capacidade de compreender e efetuar atividades mais complexas.

Nossa mente vive evoluindo a todo instante, caracterizando o aparecimento de novos conhecimentos de formas progressivas.

É importante entendermos que em cada fase do desenvolvimento possui suas próprias características. Várias teorias foram formuladas para explicar como os seres humanos desenvolvem para ocupar seu espaço dentro da sociedade.  Piaget através de pesquisas demonstrou que existem maneiras de perceber, compreender e se evoluir diante da sociedade. Cada faixa etária é marcada pelo aparecimento de novas habilidades, ou seja, o descobrimento do novo. Já Vygotsky defende a tese de que existem dois níveis de desenvolvimento individual e social, para ele a criança constrói seu próprio conhecimento. Freud por sua vez explica o desenvolvimento através da sexualidade. Ao estudar desenvolvimento humano, descobre que ele é determinado por vários fatores. Esses fatores estão ligados em todos os aspectos do desenvolvimento. São eles:

A Hereditariedade está relacionada a genética onde o individuo pode ou não desenvolver seu potencial intelectual. Mas às vezes o intelectual depende do meio que ele está inserido no contexto social, Crescimento orgânico dá ênfase ao aspecto físico, ou seja, as descobertas que a criança faz no processo de desenvolvimento, maturação neurofisiológica é o desenvolvimento neurológico da criança, onde pode ser observada no processo de alfabetização, a criança depende de certo amadurecimento para adquirir o aprendizado e o meio mesmo que o individuo tenha um alto grau de intelectualidade geneticamente, pode sofrer influências devido o ambiente que ele se encontra inserido. Pode ser observada essa influência a convivência de uma criança com um adulto analfabeto.

O desenvolvimento humano também é abordado através de alguns aspectos como o físico-motor que é a maturação da criança, a capacidade que o cérebro tem de fazer a criança a compreender o que esta acontecendo ao seu redor, ou seja, o processo neuropsicológico, intelectual a criança já tem pleno raciocínio como, por exemplo, já sabe que bater no coleguinha é errado, o afetivo-emocional é quando o individuo passa a sentir e a fazer descobertas sentimentais. A sexualidade esta inserida dentro do afetivo-emocional e o aspecto social traduz a forma como cada ser reage mediante as situações em que a sociedade impõe, ou até mesmo em situações que tenha outro individuo envolvido.

As teorias do desenvolvimento humano enfatizam que esses aspectos são inseparáveis, mas ao mesmo tempo pode abordar situações. A Psicanálise de Freud estuda o desenvolvimento a partir do aspecto afetivo-emocional, voltada ao desenvolvimento da sexualidade. Já Jean Piaget enfatiza o desenvolvimento intelectual.

Segundo Cória-Sabini (2008) os estudiosos se preocupavam em descrever e explicar o desenvolvimento humano observando as transformações que ocorrem no modo de pensar, sentir e agir ao longo da vida, isto é, a relação do aprendizado era baseada entre o tempo e a existência humana.

FASES DO DESENVOLVIMENTO

A existência humana é dividida em fases possibilitando esclarecer o comportamento do indivíduo em cada uma. Elas são:

Pré-natal: da concepção até o nascimento; Infância: do nascimento aos 12 anos; Adolescência: dos 13 aos 18 anos; Adulto jovem: período dos 18 aos 40 anos; Adulto intermediário/meia-idade: dos 40 aos 65 anos; Adulto idoso/terceira idade/senescência: a partir dos 65 anos.

A infância é um período de descobertas, quando começamos a descobrir o mundo ao nosso redor e nos relacionar com outras pessoas, começamos a falar e a andar, também é a fase que começamos a estudar, e aprender que existem regras e limites para tudo que executamos.

Adolescência fase das transformações, principalmente na mente e no corpo dos jovens. Os jovens começar a perceber os fenômenos que vem acontecendo em seu corpo, os hormônios ficam a flor da pele, ou seja, entram na puberdade que é a transição com a primeira fase, e com isso começa a namorar e até mesmo descobri o sexo.

Adulta  essa é a fase onde aumenta a responsabilidade, na maioria das vezes o adulto já é independente financeiramente, já responde pelos seus atos, diante a sociedade, ou seja, maturidade do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (200.4 Kb)   docx (84 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com