TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento humano

Por:   •  15/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.755 Palavras (16 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

A muito  tempop se fala em desenvolvimento humano    e uma das questões mais frequentes está na gravidez precoce ou na inesperada onde a mãe não esteja preparada nem na parte física e pscicológicas  para estar passando por aquele momento de gerar uma vida.

A gravidez inesperada  pode gerar uma série de conflitos onde   logo de início pode não haver aceitação dessa gestação, onde possa vir depressão perante a gravidez e após a gravidez, rejeição a esse feto etc.

Porem foi levantadas várias campanhas para prevenção e os cuidados que essas adolescentes  precisam ter ao descobrir que estam gravidas.

Dentre muitas temos:

as campanhas preventivas contra a gravides na adolescência,

 campanha de conscientização de fazer sexo seguro para não só prevenir a gestação mais também as doenças causadas por praticar sexo sem prevenção,

como o uso de camisinhas que é essencial, e pírulas contraceptivas, etc.

Na população há muitas mães jovens que tem a sua gestação em um momento inesperado na sua vida onde não agrega a nenhum tipo de conhecimento perante aquele estado em qual ela se encontra e na maioria das vezes ela não tem apoio da família e ate do próprio pai da criança para que ela possa se assegurar e ter uma gravidez tranquila perante esses noves meses gestacional.

A fase mais importante,segundo o Ministério da Saúde, para o ser humano atingir a maturidade é a Adolescencia.Nesta fase,a sexualidade se manifesta com mais enfase por meio  da busca da realização de desejos desconhecidos,de realcionamentos interpessoais e das sensações corporais  coasionadas pela puberdade.

A adolescente do ponto de vista  emocional,social e profissional  pode ser considerada imatura por se encontrar num periodo de transformações,buscando autoafirmação e autoconhecimento.Segundo a Oraganização Mundial de Saude(OMS)  este periodo ocorre entre os  e 10 e 19 anos sendo ainda dividido em dois subperiodos: 10 à 14 e de 15  à 19 anos.

A adolescencia é um    processo de mudanças tanto fisicas quanto psicologicas o que dificulta ainda mais a decisão de ter um bebe pois envolve reunucias.

Pensar na sexualidade como um processo que se destaca muito mais na adolescencia é pensar num universo de desejos,excitações,descobertas  e sentimerntos.Por isso esse assunto não  pode nem deve ser ignorado ou adiado devendo ser elaborado, discutido e construido.

Para que isso ocorra  principalmente neste periodo de vida é essencial uma adequada educação sexual por meio do qual a adolescente   tenha a possibilidade de aprender a cuidar não só da sua saude reprodutiva e da de seu parceiro   mas tambem que ela tenha abertura para falar de seuas duvidas,medos,desejos e emoçoes tanto em casa,com seus pais e familiares quanto na escola onde a mesma não fique apenas na descrição fisiologica do aprarelho reprodutor masculino e feminino mas tambem que se discuta sobre  uma pratica saudavel da sexualidade repassando as informações sobre anticoncepção e resolvendo duvidas e expectativas.

A gravidez em si já é um período de atenção e cuidados extras. Porém, quando ela acontece no período da adolescência os cuidados devem ser redobrados. O que é possível fazer para que a gravidez na adolescência ocorra de um modo mais tranquilo? O primeiro passo é a gestante adolescente iniciar o pré-natal o mais cedo possível. Infelizmente, no caso de gestantes adolescentes, muitas “escondem” inicialmente a gravidez, iniciando tarde o pré-natal.
Através do pré-natal é possível orientar a gestante adolescente para uma gravidez saudável, tirar suas dúvidas e apoiá-la nesse momento tão importante da sua vida.

Fatores que desencadeiam a gravidez na adolescencia

Hoje com a liberação sexual e a grande variedade de metodos contracepctivos, os relacionamentos sexuais iniciam-se cada vez mais cedo

Quando falamos de prevenção podemos observar que muitas adolescentes  sabem ou já ouviram falar desses metodos porem muitas de forma superficial de forma geral podemos também destacar a falta de cuidado em relação a camisinha ou pilulas dentre muitos outros.

Desejo inconscinete de ficar grávida,alternativa para sair de casa,da escola e ficar livre da pressão dos pais,desejo de prender o namorado,carencia afetiva,etc

Tambem podemos citar a violencia sexual,abusos familiares dissimulados  pela própria família para nãi promover repercussao maior..

A falta de dialogo com os pais,familiares e pessoas de confiança,

Enfim são uma serie de fatores que devem ser vistos,revistos e avaliados pois cada caso é um caso e não podemos generalizar.

Riscos e complicações para a gestante adolescente.

A gestação na adolescencia é externada como um fator de risco tanto para a mae quanto para o bebe além de complicações obstetricas como agravante ou desencadeante transtornos psicologicos e sociais.

Tais complicações como: anemis,malaria,HIV e outras doenças sexualmente transmissivéis,hemorragia pós parto,fistulas vésico-vaginais

Observa-se também que as adolescentes são fragilizadas e arriscam-se mais ao tabagismo,etilismo e uso de drogas ilicitas que associam a piores resultados perinatais.

Também podemos citar abortamento espantaneo ou não,restrição de crescimento intrauterino, pré eclâmpsia e eclâmpsia,parto prematuro,sofrimento fetal agudo intraparto etc..

PERÍODO GESTACIONAL

Nos três primeiros meses de gestação são crucias e  muito importante que se  tenha certos cuidados como o uso de acido fólico e vitaminas. Neste período  a mãe sente mais enjoo, sonolência, indisposição e  pode haver desejos de alimentos que não há costume de digerir na sua rotina onde muita gente não leve a sério essa etapa da gestação porém  é constatado que sim é uma mudança que acontece com a adolescente  / mulher  nesse período, e ela pode vir sentir vontades ou (desejo) como todo mundo conhece e  é necessário também o acompanhamento médico mensal para que o médico consiga acompanhar a saúde do feto e da mãe, onde é solicitado vários tipos de exames de sangue, urina, e ultrassom dentre outros.

Esse processo é feito até o nascimento da criança  onde há um acompanhamento do medico  em relação mãe  e o bebe afim de  ser diagnosticado,observado e analisado o desenvolvimento desse bebê,  onde esse periodo se denomina Pré Natal

Há varias tipos de recomendações que os médicos pedem para a mãe estar fazendo como não digerir bebidas alcolicas, não fazer uso de cigarros, drogas, não exagerar em exercícios físicos pesados, é necessário que essa mãe venha ter hábitos saudáveis perante esse período. Esse feto ele é alimentado através do cordão humbilical que está ligado a mãe até o nascimento onde tudo que corre na sua corrente sanguínea vai para esse bebe, por isso é necessário essas mudanças no comportamento após a descoberta da gravidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (119.7 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com