TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento humano

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Esse trabalho refere-se à interpretação do filme Boy Hood primeira produção de 12 anos que mostra o cotidiano e o desenvolvimento de uma criança até a puberdade no seu meio social e as influências emocionais sofridas durante esse período, que de acordo com o texto de Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula “reconhecer e desvendar o caso” complementa a ideia de que o comportamento aprendido extraído do meio é extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano, onde a família, a escola, os meios de comunicação e tudo o que envolve o ser humano e pode influenciá-lo.  

Tanto o filme quanto texto, parte da questão do preparo para o exercício da tarefa de educar.

O ser humano se constitui pelas relações que estabelece com os outros, transforma-se de criança em adulto, reconstrói internamente algo externo por meio do seu livre arbítrio as diversa visões de mundo com as quais convive, vai aprendendo e se modificando.

Parte do filme que reflete essa influencia foram às mudanças de cidade, amigos, escola, comportamento e consequentemente o fato de não terem influência de opinião pelas escolhas da mãe que somente pensava no bem estar da família.

Como a maioria das crianças e adolescentes, o menino citado no filme era introspectivo, mas quando encontrou confiança em uma colega da mesma idade, sentiu-se seguro para expor suas ideias e sentimentos.

Segundo Vygotsky, sendo uma das formas de linguagem através da qual, significados sociais são expostos, compreendidos, acordados, torneados por expressões afetivas que se tornam alvo das interações: simpatia, antipatia e preferências. Sendo assim ação e fala coordenando-se, gerando o pensamento discursivo.    

A interação e o dialogo com pessoas mais experientes pode ter vertentes, uma positiva e uma negativa. Positiva quando relacionado à família, educação, princípios, comportando-se de maneira considerada adequada e negativa quando ele acaba passando por cima dos conceitos adquiridos para ser aceito mediante um grupo. Um fato no filme é quando ele passa a frequentar festas e reuniões com amigos mais velhos, explorando e conhecendo de maneira negativa os hábitos joviais : bebidas, sexo e drogas. Nada que ele ainda não tenha vivenciado dentro de sua própria casa, citamos a parte do filme, que no dia do aniversario de 15 anos ao chegar da comemoração com os colegas, deparou-se com sua mãe o aguardando com uma taca de vinho e a mesma o questionou se havia bebido o mesmo lhe respondeu com outro questionamento: “E você?”, olhando para o copo em sua mão.

Essa interação dos mais velhos com os mais novos de uma dada cultura é parte da abordagem Vygotskiana, principalmente quando citamos conceitos de internalização: é ao longo do período que a criança aprende como abordar e resolver problemas.

Conclusão

Concluímos que tanto o filme, quanto o texto, busca mostrar que a criança é formada a pelo  comportamento aprendido , assistido e vivenciado pelo meio: forma,constrói  e solidifica a personalidade o caráter do ser humano.

O filme mostra a vida cotidiana de muitas famílias: conflitos, agressões físicas e morais, separações e mudanças nos quais as pessoas não estão preparadas, pouco estruturadas emocionalmente e psicologicamente falando, para delas se reestruturar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com