TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dibis Em Busca De Si Mesmo

Artigos Científicos: Dibis Em Busca De Si Mesmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Esta é a história do desabrochar de uma personalidade forte e saudável, em uma criança anteriormente marcada por profundos traumatismos.

Quando esta narrativa começa, Dibs vinha freqüentando a escola há quase dois anos. Não falava de modo algum, a princípio. Algumas vezes, sentava-se, mudo e imóvel, durante toda a manhã ou engatinhava ao redor da sala absorto em si mesmo e desligado das outras crianças e da professora. Outras vezes, tinha violentos acessos de raiva. Os professores, o psicólogo e o pediatra da escola estavam dolorosamente confusos com ele. Seria Dibs um retardado mental? Teria seu cérebro sofrido alguma lesão quando de seu nascimento? Ninguém sabia.

O livro oferece, inicialmente, uma visão daquilo que a autora chama "a busca de si mesmo", e, neste caso, pateticamente empreendida por um pequeno ser humano atormentado. No final, Dibs consegue emergir como uma pessoa brilhante e talentosa, um verdadeiro líder, como resultado da respeitosa e extraordinária habilidade clínica da Dra. Axline.

A autora já é famosa em todo o mundo da psicologia por suas contribuições para a teoria e prática da ludoterapia infantil. Seu livro Play therapy: the inner dynamics of childrens! tem merecidamente conquistado o mais amplo aplauso aceitação.

Dibs: em busca de si mesmo é um livro agradável e fascinante para qualquer leitor. Será lido com prazer e especial proveito por todos os pais que estão interessados nas maravilhas do desenvolvimento mental de seus filhos. Também os estudiosos da infância e da natureza normal e anormal da vida mental nele encontrarão vívidos ensinamentos.

A criança descrita neste livro era, a princípio, muito excêntrica. Entretanto, psicólogos e psiquiatras têm, desde há muito, reconhecido que aspectos novos dos processos típicos (Pag. 9) normais do

desenvolvimento da saúde mental podem ser obtidos pelo estudo de diferentes e exageradas formas de comportamento que aparecem em indivíduos atípicos. Pode ser observado que, historicamente, a moderna psicologia muito deve às análises detalhadas de casos singulares. Neles podem ser incluídos os primeiros trabalhos de Freud e Morton Prinde.

Não há dúvida de que um dos grandes problemas desta era tecnológica, caracterizada por grandes aglomerados urbanos, é a compreensão autêntica das técnicas que possibilitam mudanças duráveis na personalidade e no comportamento. Dibs: em busca de si mesmo, como estudo da organização mental e da modificação de atitudes, é importante nesse contexto. As pessoas que vierem a ler e compreender este livro jamais poderão acreditar novamente que o crescimento psicológico do homem, o sucesso na escola, ou a aquisição de complexas habilidades possam ser conquistadas pela mera repetição generalizada ou pelo reforço de simples modelos de reação.

Outra idéia enfatizada neste livro é a de que o tratamento verdadeiramente profundo e efetivo de uma criança com distúrbios tende a ajudar, de maneira real, a saúde mental de seus pais. É o reverso da informação tão difundida de que o tratamento clínico bem- sucedido dos pais representa, freqüentemente, a melhor forma de terapia para uma criança com problemas emocionais. Mas acima de tudo, Dibs:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com