TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Entre Leigos E Cientistas

Pesquisas Acadêmicas: Diferenças Entre Leigos E Cientistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 2

Toda pessoa é um ser racional, independente de ser um ser emocional, espiritual e social. Essa característica supostamente é comum tanto nos leigos como nos cientistas.

O ser humano planeja seu futuro, procura explicações para os eventos que os envolvem. Os erros e as confusões não são domínios particulares dos leigos, os cientistas também erram, discordam uns dos outros e muitas vezes se apegam de forma teimosa a sua teoria e interpretação, mesmo tendo informações contrárias, sendo eles bastante falíveis.

De acordo com essas informações verificamos e nos perguntamos quais as diferenças entre o leigo e o cientista.

Experiência

Algumas pessoas diferenciam os cientistas dos leigos através das suas experiências, sendo uma das principais diferenças entre eles. Apesar de que se o critério essencial de qualificação fosse a experiência, teríamos que indicar as mães com o maior número de filhos criados como grandes autoridades na área da psicologia infantil. Sendo assim o professor com anos de serviço na educação seria um especialista em ensino. Os cientistas precisam de experiências e competência, mas não é essa característica que os diferencia do leigos.

Fatos

Talvez o ingrediente mais importante seja o conhecimento dos fatos na área de especialização.

Familiaridade com os fatos numa determinada área de conhecimento é um requisito para quem nela quiser atuar, mas não é o suficiente. O conhecimento cientista não se reduz ao conhecimento dos fatos, pois é preciso ver um significado subjacente a ele.

Observação

O método mais bem informado , podendo ser um método onde o cientista tende a levar vantagem com relação ao leigo. O cientista tende a fazer grande distinção entre suas observações, e ele tende a reconhecer , em contraste com o leigo, a facilidade com que pode enganar-se e tentar estabelecer meios para evitar várias fontes de erro nas suas observações.

Senso critico

A característica essencial do cientista bem preparado é o senso critico. Além de adquirir conhecimentos na sua área de especialização, a pessoa com senso crítico levanta dúvidas sobre aquilo em que acredita.

O leigo por sua vez tende a não saber criar e avaliar as evidências apropriadas para desenvolver seu conhecimento, aceitando seletivamente evidências ambíguas ou contraditórias simplesmente para defender o ponto de vista já aceito.

Enquanto um cientista procura conhecimento que servirá para uma garra de situações e condições diferentes, o leigo, frequentemente, busca explicações para eliminar dúvidas na hora, para “ quebrar o galho”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com