TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre psicologia, psiquiatria e psicanálise

Artigo: Diferenças entre psicologia, psiquiatria e psicanálise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  Artigo  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução à Psicologia

A “psicologia” é uma palavra que tem, para o público leigo, um sentido pouco definido e, muitas vezes, bem diferente daquilo que realmente significa.

O senso comum, ou, conhecimento popular, retrata inferências que o povo faz sobre os fenômenos observáveis. Baseia-se na observação, e na crença de pessoas e não em pesquisas científicas.

Em função disso, é comum encontrarmos pessoas que identificam erroneamente a psicologia como “coisa para maluco”. Outras vezes, utilizam palavras do “vocabulário psicológico” totalmente desconectado com seu verdadeiro sentido científico, como por exemplo: “Meu chefe está surtado”, “Minha irmã está neurótica”, “O rapaz está psicótico”, “Aquela garota não tem personalidade”.

É, entretanto, preciso deixar claro que a psicologia hoje é uma ciência e vem se desenvolvendo calcada em métodos que exigem observação e experimentação cuidadosamente controladas. “Não é uma “coleção” de “palpites” sobre o ser humano, sua conduta e seus processos mentais, não é” achismo “.

Por isso, é fundamental aprender na disciplina a significação que tais termos recebem em psicologia, bem como identificar as possíveis aplicações destes na prática do Serviço Social. A psicologia, sendo a ciência do comportamento humano, pode ser uma valiosa ferramenta. A seguir, será possível vislumbrar alguns conceitos da psicologia cruciais no dia-a-dia do Assistente social, tais como: percepção, motivação, emoção, psicopatologias, desenvolvimento humano, etc.

DIFERENÇAS ENTRE PSICOLOGIA, PSIQUIATRIA E PSICANÁLISE

Muitas pessoas confundem psicologia, psiquiatria e psicanálise. É imprescindível, portanto, distinguir com clareza estes conceitos.

Psicologia: O psicólogo é o profissional que faz o curso de graduação em Psicologia e pode se especializar em qualquer das variadas áreas da Psicologia (psicologia educacional, psicologia jurídica, psicologia do trabalho, psicologia clinica, psicologia hospitalar, etc.).

O psicólogo irá estudar o comportamento e os processos mentais do indivíduo e realizar intervenções quando necessário.

Psiquiatria: O psiquiatra é o médico que se especializa em doenças e distúrbios mentais e pode prescrever medicação. (O psicólogo clínico também trata destes problemas, pode trabalhar em clínicas e hospitais, mas não pode medicar).

Psicanálise: O psicanalista é o termo que designa o profissional (médico ou psicólogo clinico) que em cursos especializados se torna habilitado em usar a psicanálise.

A psicanálise, fundada por Freud, constitui um método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias de um sujeito.

O psicanalista atua por meio da psicoterapia, onde escuta o paciente e, utilizando técnicas apropriadas, dá-lhe condições de reordenar suas idéias e, assim, chegar ao conhecimento da causa de seu desconforto.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PSICÓLOGOS

Psicologia Clínica

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com