TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito A Saúde E Geração De Direito Humanos Em Que Se Classifica.

Casos: Direito A Saúde E Geração De Direito Humanos Em Que Se Classifica.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Algumas dessas dificuldades são ligadas especificamente á verbalização do inconsciente discute –se muito o caráter caprichoso das associações ,chamadas livres.

Fred explicava essa recepção em termos de uma metáfora emprestada da telefonia física assim como o aparelho telefônico receptor transforma automaticamente a corrente elétrica em ondas sonoras ,o inconsciente do analista teria a capacidade de transforma dados verbais em inconsciente do analista .Quando um analista diz aqui interveio uma lembrança isso quer dizer segundo um texto tardio de Fred :

A questão de saber com que direito e com que grau da certeza podemos tirar conclusões e empreender tais interpolações permanece,bem entendido,sujeito á critica cada caso particular e não se pode negar que a decisão freqüentemente representa grandes dificuldades que se expressam na falta de acordo entre os analista.

Fred reconheceu ainda que o real psíquico ,assim como real físico ,permanecera para sempre incognoscível ,devido ao fato de que o real ,assim como a coisa em si kantiana ,não podemos ser dado em qualquer percepção .

O imaginário é um registro psíquico correspondente ao ego (eu) do indivíduo. O indivíduo busca no Outro (pessoas, amor, imagem, objeto) uma sensação de completude, de unidade. No entanto, o Outro não existe para desenvolver a imagem com que o ego (eu) quer ser sustentado.

Preencher as lacunas dos nossos fenômenos conscientes ,causadas pelos conflitos intrapsicos,o que nos permite entender ,prever e possivelmente modificar ,os estados psiquismo .O Caráter artificial da tradução do inconsciente para linguagem da consciência pode prejudicar a realização da nossa pretensão á realidade ,mas não prejudica a nossa capacidade de controle sobre o curso das vidas humanas.

Lacan (1972) define as três categorias conceituais como: simbólico, imaginário e real. O registro do simbólico é o lugar fundamental da linguagem. É a relação do sujeito e o grande Outro. No sujeito envolve aspectos conscientes e inconscientes. Isto significa que a maneira que o inconsciente se manifesta se dá através da linguagem.

Confronto com as dificuldades clinica e metodológicas mencionadas e em particular com problema de transpor ou mesmo traduzir o inconsciente para o consciente.

Freud serviu –se sistematicamente de um procedimento auxiliar ,comum nas ciência naturais da época ,ele recorre á especulação que envolve a criação de modelos dos processos inconscientes ,a sua metapsicologia não é senão uma tentativa de construir vários tipos de metáforas psíquicas físicas ,históricas ,arqueológicas ,permitem visualizar o inconsciente e o psiquismo em geral.

Para Freud,1 a psicanálise é uma ciência natural. Ele a define como uma psicologia

empírica que é, também, um método de tratamento psíquico, o que significa dizer que suas

teorias estão a serviço da resolução de problemas empíricos específicos. Para ele, essa

ciência é composta por teorias de tipos diferentes: uma empírica e outra especulativa.

A primeira corresponde ao conjunto de teorias que advêm dos fatos empíricos (sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com