TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direitos humanos: Roda de conversa na escola integrada

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Alice de Carvalho

Elisangela Rufino

Mateus Santos

Luciana Lemos

Pamela Nunes

Simone Paula do Nascimento

Direitos humanos: roda de conversa na escola integrada.

Belo Horizonte

2013

Alice de Carvalho

Elisangela Rufino

Mateus Santos

Pamela Nunes

Simone Paula do Nascimento

Direitos humanos: roda de conversa na escola integrada.

Projeto de intervenção psicossocial na escola integrada apresentado à disciplina de Metodologia do curso de psicologia.

Professora: Elaine Linhares de Assis Guerra

Belo Horizonte

2013

A partir da visita à E. M. Gracy Vianna Lage, escola a qual o Centro Universitário UNA em parceria, desenvolve o projeto roda de conversa na disciplina de Estágio Básico – Direitos Humanos, do 2º módulo de Psicologia, foi possível obter desde dados mais gerais, que envolvem informações sobre espaço físico, faixa etária dos alunos, projetos, entre outros até a dados mais específicos tais como: relação aluno-professor, conquistas, desafios, conflitos, etc. Para tanto, planejou-se adquirir estas informações através de um roteiro de entrevista semi-estruturado elaborado em sala de aula com a colaboração de todos os alunos. O roteiro foi dividido em 3 tópicos – Conhecendo a escola, A relação dos educadores com os alunos e Questões mais específicas sobre as rodas de conversa -  sendo que cada um destes abrangeriam a questões relacionadas. Houve também um cuidado no ponto sobre com quais perguntas iniciar a entrevista e, foi nos orientado começar por questões mais gerais, para que não haja constrangimento a quem nos fosse responder e dessa forma ir aprofundando para assuntos mais específicos e mesmo difíceis de falar.

A visita teve por objetivo dois pontos. Inicialmente de se conhecer a escola, ter um primeiro contato com o espaço observando-o e, também um objetivo principal, de apropriar conhecimento sobre qual é a demanda desta instituição; o que seguramente foi bem esclarecido e frisado pela orientadora da escola em vista de sua experiência anterior com estagiários do semestre passado, o que proporcionou por parte da mesma antecipar em sua apresentação informações que provavelmente nos fossem essenciais.

PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA

O objetivo deste trabalho é analisar e refletir sobre os direitos humanos por uma vertente educacional. A Escola Integrada faz parte de uma política pública educacional cuja proposta é ampliar o tempo do aluno na escola através de oficinas que vão além do ensino regular; essas oficinas envolvem esportes, cultura, educação no transito em conjunto com a educação social da região através de passeios monitorados. Nesse sentido no contra turno que é o Período oposto ao que a criança e ao adolescente estudam no qual, dentro do espaço escolar, é utilizado para as oficinas. A meta é “Cidade Educadora”, conhecer a cidade, aprender fora do perímetro escolar, dar a criança liberdade e estrutura para explorar seu ambiente social.

Assim faz-se necessário firmar parcerias, pois, sem elas, de acordo com a coordenadora do projeto Escola Integrada, não seria possível. Um exemplo é a BH TRANS, que oferece as crianças educação no transito através da Trasitolândia.

Na escola integrada há eventos que se destacam como, por exemplo, o V Fórum de Educação Integração, que envolve passeata no centro de Belo Horizonte e apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos, dentre eles o teatro. Além disso, Oficinas culturais realizadas dentro da escola, contam com a colaboração de moradores do bairro que possuem alguma habilidade e desenvolvem trabalhos artesanais, teatro, leitura e movimento corporal com os participantes. Em um dos trabalhos externos, as crianças fizeram máscaras de mosquito da dengue e receberam informações dos agentes sanitários da PBH. Em seguida saíram pelas ruas da comunidade com panfletos explicativos dos riscos e cuidados contra a dengue, acompanhados da monitora para conscientização da população sobre o surto da doença.

Se tratando de quadro de pessoal, a escola Gracy Vianna conta com a participação de voluntários moradores da região e de Universitários bolsistas para desenvolverem os trabalhos na escola integrada. A coordenadora relatou que apesar de os moradores terem interesse, boa vontade e algumas habilidades, ainda não possuem preparo didático e nem conhecimento cientifico que os monitores acadêmicos possuem. De acordo com ela o conhecimento acadêmico é um diferencial. É importante dizer que a prefeitura fornece alimentação e material para as crianças e adolescentes, porém não oferece treinamento aos colaboradores da Escola integrada.

Todo esse trabalho permite uma aproximação entre alunos e seus monitores promovendo uma ligação emocional e uma relação de confiabilidade que favorece o desenvolvimento deles na escola regular. Segundo a coordenadora do projeto, a pedagoga Thais, os alunos inscritos na escola integrada se desenvolvem mais em português e matemática, mas existem casos de alunos que apresentaram um desgaste físico por causa das atividades e diminuíram o nível de produção na escola regular.

Anteriormente as turmas eram separadas por gênero, e foi observado que os meninos não estavam interagindo com as meninas na escola regular e na integrada, e por isso havia muitos conflitos na relação entre eles. Nesse sentido, houve uma intervenção da coordenadora para experimentar turmas mistas. Deu certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (119 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com