TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Complementar Escola, Violência e Direitos Humanos

Por:   •  12/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Licenciatura em Pedagogia – EAD

Escola, Violência e Direitos Humanos

Articulação Acadêmica: Profa.Aura Helena Ramos 

Mediação Pedagógica: Prof.Guilherme Pereira e Profa.Rosana Oliveira de Assis

ALUNO: Claudio Pereira Rodrigues / Mat 21112080026

PÓLO : Teresópolis

APX 1

Atividade complementar

Inicialmente é importante destacar que a infância é um período crucial para a formação de valores e atitudes. Crianças em idade escolar estão em constante processo de aprendizado e absorção de informações, o que torna o ambiente escolar um local ideal para abordar questões de diferença. Quando crianças aprendem desde cedo a valorizar e respeitar as diferenças culturais, étnicas, religiosas, de gênero e de orientação sexual, elas estão mais propensas a se tornarem pessoas melhores, tolerantes e respeitosos. A relação entre questões de diferença e o fenômeno da violência está diretamente ligada à falta de empatia e compreensão entre pessoas de diferentes origens e identidades.

        Quando as diferenças são mal compreendidas ou estigmatizadas, isso pode levar à marginalização e ao isolamento de grupos minoritários, aumentando o risco de conflitos e violência. Além disso, trabalhar questões da diferença também pode ajudar a prevenir o bullying, que é uma forma de violência presente em muitas escolas. Ao promover um ambiente inclusivo e respeitoso, as escolas podem reduzir os casos de bullying e melhorar o bem-estar emocional das crianças.

        Trabalhar questões da diferença junto a crianças do ensino fundamental é uma tarefa de suma importância na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa abordagem pedagógica deve visar desenvolver a compreensão e o respeito pela diversidade, preparando as crianças para conviverem em um mundo cada vez mais plural e multicultural, quando as crianças aprendem a valorizar a diversidade, elas estão menos propensas a perpetuar estereótipos prejudiciais e a discriminar os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com