TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade Escolar

Dissertações: Diversidade Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

Diversidade Escolar

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por principal objetivo verificar diferentes visões dos diferentes sujeitos envolvidos no processo de educação formal quanto à Diversidade encontrada no espaço escolar, ou seja, procurar-se-á, a partir das respostas dadas ao questionamento feito a pedagogo, a professor e a aluno. Sendo que cada um desses questionamentos compostos por questões diferentes, porém versando sobre o mesmo assunto: a percepção e convivência do aluno com necessidades diversificadas dentro do espaço escolar.

Portanto, esse trabalho é fruto da análise qualitativa de dados recolhidos nesses questionamentos. Procurando assim perceber a questão da diversidade no que se refere aos alunos com dificuldades de aprendizagem e que estão inseridos no contexto da escola regular.

QUESTIONAMENTOS AO PEDAGOGO

O questionário destinado ao pedagogo escolar é composto de 4 questões. Para cada uma das questões segue a reposta recolhida na íntegra.

Questão 1

Como o pedagogo (a) pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão de alunos que apresentam necessidades diversificadas em sala de aula?

Resposta:

Montando projetos de acordo com as necessidades/dificuldades de cada aluno, como por exemplo: leitura, produção de textos etc.

Questão 2

De que forma a pessoa responsável pelo aluno pode contribuir com a socialização do mesmo no espaço escolar?

Resposta:

Através da conscientização dos alunos sobre a importância e a responsabilidade da boa convivência, do respeito, da educação e do relacionamento entre as pessoas.

Questão 3

Você acha que a organização do trabalho pedagógico na escola facilita o envolvimento do aluno com as atividades da sala de aula? Por quê?

Resposta:

Sim. Porque é através de um bom trabalho do pedagogo em parceria c/ os professores que os alunos irão desenvolver capacidades de um bom desenvolvimento naquilo que é proposto em sala de aula, de acordo c/ a diversidade de cada um.

Questão 4

Há algum aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual a sua opinião sobre isso? De que forma você lida com essa situação?

Resposta:

No momento não. Trabalhar sempre aluno/professor no sentido de conscientizar e preservar a individualidade de cada um, explicando e orientado sobre o BULLING e discriminação. Através de palestras, atividades escritas e ilustradas, relatos e montando projetos sobre o assunto e desenvolvendo-os nas salas de aula em parceria pedagogo/ professor e demais funcionários que se relacionam com os alunos.

QUESTIONAMENTOS AO PROFESSOR

Questão 1

Considerando as dificuldades do aluno, ligadas ao desenvolvimento e à aprendizagem, qual a maior dificuldade que o professor encontra, ao tratar com o aluno portador de necessidade especial em sala de aula?

Resposta:

Falta de recursos adequados, falta de preparo e tempo para trabalho individualizado.

Questão 2

Há algum aluno que sofre preconceito por sua forma de falar? Qual a sua opinião sobre isso? De que forma você lida com essa situação?

Resposta:

Sim. O desconhecido gera preconceitos e questionamentos em qualquer situação não só no falar. Trabalhando valores morais como: família, respeito, inclusão...

Questão 3

O que se torna essencial na relação professor e aluno para que o aluno que apresenta alguma dificuldade não desista de estudar?

Resposta:

Confiança, trabalhar auto-estima do aluno de forma que ele também possa sentir aceito por todos os colegas, para chegar a um bom relacionamento. É necessário também que haja respeito de ambas as partes.

Questão 4

Como avaliar um aluno que não consegue aprender com a mesma facilidade que os demais alunos da sala?

Resposta:

A avaliação deve ser diagnóstica respeitando as diferenças do aluno.

QUESTIONAMENTOS AO ALUNO

Questão 1

Você conhece algum aluno que tenha dificuldade de relacionar-se com os demais? Por que você acha que ele tem essa dificuldade?

Resposta:

Sim. Ele tem dificuldade na comunicação. Ele tem essa dificuldade, porque sua mãe, sempre dizia para ficar quieto, e assim ele ficou.

Questão 2

Há alguém na escola cuja forma de falar seja motivo de preconceito? O que você acha disso?

Resposta:

Sim. Eu acho uma bobeira, porque todos nós temos dificuldade em comunicação.

Questão 3

O que você considera importante para viver com tranqüilidade, relacionando-se bem com todos os alunos da escola?

Resposta:

Uma boa convivência, relacionamento familiar.

Questão 4

Quais são as características que um aluno deve apresentar para conseguir êxito em seus estudos?

Resposta:

Trabalhando em conjunto com os professores.

REFLEXÃO SOBRE OS DADOS COLETADOS

A resposta do pedagogo na questão 1 demonstra que ele está parcialmente afastado da realidade de sua escola porque ele diz que ajudaria o professor a lidar com aluno com dificuldade dentro de sala de aula “montando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com