TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade E Inclusão No Espaço Escolar

Artigos Científicos: Diversidade E Inclusão No Espaço Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................01

DESENVOLVIMENTO......................................................................................02

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................05

REFERÊNCIAS................................................................................................06

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa realizada em uma escola da rede municipal em que estudam crianças desde o pré-escolar até o quarto ano do ensino fundamental. A pesquisa tem como finalidade refletir sobre a dificuldade encontrada no espaço escolar ao tratar a diversidade e a inclusão de alunos com necessidades especiais em sala de aula. Para se chegar à conclusão desejada, foi realizado um questionamento com um pedagogo, uma professora, e um aluno que convivem juntos na escola citada à cima.

DESENVOLVIMENTO

A escola é a instituição responsável pela passagem da vida particular e familiar para o domínio público, tendo assim função social reguladora e formativa para os alunos. Essa instituição tem a tarefa de ensinar aos alunos a compartilhar o saber, os sentidos diferentes das coisas, as emoções, a discutir e a trocar pontos de vista e o mais importante, a respeitar uns aos outros.

A comunidade escolar tem uma população formada por diversos grupos étnicos com seus costumes e culturas diferentes, e também por alunos que apresentam necessidades especiais, gerando preconceito e exclusão em sala de aula.

O pedagogo pode auxiliar o professor diante das dificuldades ligadas a inclusão destes alunos, oferecendo sugestões de atividades diferenciadas de acordo com as necessidades e as especificidades de cada aluno. A organização do trabalho pedagógico na escola facilita o envolvimento do aluno em atividades na sala de aula. Deve haver por parte do pedagogo um planejamento específico e organização de acordo com a realidade dos alunos, atendendo as necessidades e interesses individuais.

O responsável pelo aluno também pode e deve colaborar com sua socialização no ambiente escolar, esclarecendo as habilidades e os limites que a criança apresenta. As causas fundamentais que tem promovido o aparecimento da inclusão nas escolas são: O reconhecimento da educação como um direito e a consideração da diversidade como um valor educativo essencial para a transformação das escolas.

A base da educação inclusiva é considerar a deficiência de uma criança como uma das muitas características diferentes que os alunos podem ter. E sendo assim, respeitar essa diferença e encontrar formas adequadas para transmitir o conhecimento e avaliar o aproveitamento de cada aluno. Porém, muitas vezes esta relação pode ser perturbada por outros fatores como consta nos dados da pesquisa realizada com o professor. Os dados apresentam o fato de que muitos professores se sentem inseguros e isolados dos demais profissionais que estão presentes na escola e também sentem falta de preparo para trabalhar e receber alunos com necessidades especiais.

O que se torna essencial na relação entre professor e aluno é o respeito que o professor deve ter com os limites desse aluno, e ao mesmo tempo incentivá-lo aproveitando suas habilidades para que haja progresso em sua vivência escolar. O professor deve avaliar este aluno de forma diferente dos outros, a avaliação deve ser contínua observando o progresso desse aluno diante de suas limitações.

É importante que o professor tenha claros objetivos na elaboração de atividades que façam com que os alunos tenham as mesmas oportunidades, mas com estratégias diferentes. O trabalho diversificado envolve atividades realizadas em grupos ou individualmente, previamente planejadas ou até mesmo de livre escolha do aluno.

Diversificar não significa formar grupos homogêneos com as mesmas dificuldades, mas a diversidade existente no grupo favorecerá a troca de experiência e o crescimento de cada aluno. Para Vygotsky, “as crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com