TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê PA

Exames: Dossiê PA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  4.259 Palavras (18 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 18

MÓDULO:

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM – 80h

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.

R: Inatismo – inato, que já nasce com o indivíduo.

Maturacionismo – relativo a maturação, a maturidade cognitiva de aprendizagem.

Apriorismo – apriori, ou seja, as estruturas do conhecimento são inerentes ao sujeito.

2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.

R: No método inatista o professor é apenas um facilitar, não ensina pois isso prejudica o aluno, seu papel e desperta o conhecimento que já existe no aluno, despertar seu conhecimento inato, e procura interferir o mínimo possível. A culpa do fracasso escolar do aluno é justificada pelas suas condições prévias, isentando o professor e a escola.

3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.

R: Pode. Na concepção apriorista, acredita-se que a aprendizagem está centrada no sujeito, de que cada criança já contém em si mesma as formas de aprender, as quais manifesta pouco a pouco no decorrer da vida, respeitando sua maturação orgânica.

4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.

R: Na Gestalt o todo é mais significativo que a soma das partes. Os conceitos fundamentais para a teria da Gestalt são:

Totalidade: tendemos a diante de uma situação qualquer, primeiro consideramos o todo para depois prestarmos atenção nas partes.

Percepção: a percepção ocorre por meio de suas relações mentais, ou seja relacionamos o que vemos com o que já conhecemos.

Estrutura: a estrutura é um todo organizado.

Figura-fundo: ao observarmos uma figura ela aparece como um todo organizado e estruturado e o fundo um espaço vazio.

Leis perceptivas: Fechamento, proximidade e semelhança.

Fechamento: Nossa mente tende a completar tudo o que está incompleto. Por exemplo um circulo que alguém começou a traçar e não conclui, nossa mente tende a completar o círculo.

Proximidade: Tendemos a agrupar objetos, pessoas ou coisas quaisquer em função da proximidade. Se estão próximos, tendemos a pensar que fazem parte de um mesmo grupo.

Semelhança: Se as coisas se parecem, tendemos a agrupá-las. Agrupamos as coisas em função da cor, do tamanho ou do cheiro por exemplo.

5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.

R: Campo fenomenal é o mundo das coisas e das pessoas que no decorrer da vida atribui valores e significações a cada aspecto percebido.

Self é a consciência que o individuo tem sobre a própria identidade, é um conjunto de percepções que cada um tem de si mesmo e da vida, a parte do todo que dirige o comportamento de cada instante, em busca de auto-realização. Sempre que agimos ou realizamos de acordo com o pensamento e sentimos nosso comportamento esta de acordo com o nosso campo fenomenal.

Congruência desenvolve-se com perspectivas profundamente éticas de mútuo amor, aceitação e valorização a atitude do homem atual em resposta ao mundo que o rodeia, para manter-se sempre atual e realizado.

6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?

R: Para Rogers a motivação a cada estudante de aprender na escola é a mesma que envolve os projetos de se manter e se atualizar para conseguir os objetivos de vida, ou seja, ser aceito, ser inserido em um ambiente de aceitação e acolhimento e que faça com que se sinta amado e valorizado.

7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.

R: - Tem uma qualidade de envolvimento pessoal, onde a pessoa tem o desejo natural de aprender, em seus aspectos sensórios e cognitivos participa da aprendizagem.

- é auto-iniciada, isto é, o senso de descoberta, de alcance, de apreensão e comprrensão vêm de dentro, mesmo quando o estímulo se origina no externo.

- é difusa, isto é, provoca mudança no comportamento e talvez, na própria personalidade do aprendiz.

- é avaliada pelo próprio aprendiz, isto é, ele sabe se ela está atendendo a suas necessidades de conhecimento.

- sua essência é o significado, que faz parte integrante da experiência como um todo. (ROGERS, 1985, p 28-30)

8. O que é equivalência de estímulos?

R: Conclusões de como estabelecemos operações lógicas sobre o que nos cerca é chamada de “equivalência de estímulos”, tem sido definida como um processo comportamental que constitui a base do comportamento simbólico.

9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma?.

R: É importante salientar que o aspecto lógico e ordenado da aprendizagem é fundamental, entretanto não é o único. A aprendizagem, que tem importância para o estudante, “combina o lógico e o intuitivo, o intelecto e os sentimentos, o conceito e a experiência, a idéia e o significado”. Toda aprendizagem precisa ter “uma qualidade de envolvimento” da pessoa inteira com um dinamismo que vem de dentro: o senso de descoberta, alcance, apreensão e compreensão. A aprendizagem contém elementos cognitivos e de sentimentos como curiosidade, vibração e paixão, bem como elementos vivenciais como prudência, autodisciplina, autoconfiança e emoção da descoberta.

10. Exemplifique o conceito de estímulo e resposta, bases do comportamentalismo, no animal e no ser humano (utilize exemplos diferentes dos apresentados no texto).

R: O cachorro quando vê o seu dono com a guia de comando em suas mãos tem uma reação de felicidade, pois sabe que irá passear,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com