TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doze Homens E Uma Sentença

Ensaios: Doze Homens E Uma Sentença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  695 Visualizações

Página 1 de 5

NOME: ALINE RODRIGUES

DISCIPLINA: PSICOLOGIA JURIDICA

FICHA TÉCNICA DO FILME:

Gênero: Drama

Direção: Sidney Lumet

Roteiro: Reginald Rose

Elenco: E.G. Marshall, Ed Begley, Edward Binns, George Voskovec, Henry Fonda, Jack Klugman, Jack Warden, John Robert Webber, Joseph Sweeney, Lee J. Cobb, Martin Balsam

Produção: Henry Fonda, Reginald Rose

Fotografia: Boris Kaufman

Trilha Sonora: Kenyon Hopkins

Duração: 95 min.

Ano: 1957

País: Estados Unidos

Cor: Colorido

Estúdio: United Artists

TEMA ABORDADO: CULTURAIS, CIENTIFICOS, PSICOLÓGICOS

1. Mecanismos de defesas estabelecidos

Podemos estabelecer ao grupo o mecanismo de defesa da regressão, tendo em vista a adoção de atitudes e comportamentos característicos de uma idade anterior.

O jurado que se opôs aos demais foi o de numero 8, muito embora tenha causado uma inquietação por sua “contradição” demonstrou um comportamento positivo visto que demonstrou a sublimação, único mecanismo de defesa positivo, para remontar a tese que eles estavam.

2. Comportamento do idoso

É o primeiro a mudar de voto,os argumentos que propem não costumam ser muito convincentes e é freqüentemente desrespeitado inclusive pelo jurado numero 10

3. Crença e percepção

4. Linguagem

Podemos observar, no oitavo jurado o domínio de uma função mental superior: a linguagem. Através desta, o participante em questão consegue remeter aos outros declarados sentimentos de dúvidas, extenuando dos jurados resistentes o mecanismo de projeção, comuns em certos erros de juízo. Nesse sentido, a linguagem foi usada como instrumento formador de opções para soluções satisfatórias; quando empregada errada, tal função pode acentuar ainda mais as diferenças, que, no filme, seria catastrófico para o desenvolvimento do debate e, consequentemente, para o veredicto final.

5. Características de personalidade dos jurados

Jurado n.1 – relator, treinador esportivo. Tenta exercer uma liderança democrática, procurando centrar-se na tarefa. Calmo, mediador e organizado. Coordenava as situações abordadas, e observava as discussões entre os jurados.

Jurado n.2 – mostra-se tímido, inseguro, interessado, mas pouco familiarizado com a situação; sua profissão não é mencionada. Não se expressava muito, bom ouvinte e observador.

Jurado n.3 – Corretor Imóvel possui um “serviço de recados”, declara-se familiarizado com o fato de ser jurado, criticando a perda de tempo e dinheiro do sistema judiciário; mostra-se agressivo e autoritário, com muita necessidade de poder. Insensível,flexível, arrogante, desrespeitoso e preconceituoso. Grande causador de barganha, o dono da razão.

Jurado n.4 - corretor da bolsa de valores; homem comedido, sério, lógico. Calmo, sério e cético. E por ser assim, ele agiu de forma lógica e apelava para a razão.

Jurado n.5 – homem tímido, que no decorrer do filme conta sua infância simples, tendo sido criado em um cortiço. – Honesto e defensivo. Por ser uma pessoa que vasto conhecimento técnico, ele tentava influenciar os outros jurados.

Jurado n.6 – pintor de paredes mostra-se afetivo, mas impulsivo, procurando defender os mais fracos. Fazia Imposições, mas coerente com a situação.

Jurado n.7 - vendedor, muito preocupado em não perder a partida de futebol para a qual tinha ingressos, colocando-se sempre de forma evasiva, preconceituosa e ansiosa. Ansioso, distraído e sem muita opinião.

Jurado n.8 – Davis (nosso protagonista), arquiteto, homem reflexivo e determinado. Calmo, persuasivo e determinado. Confiante em seus argumentos equilibrado e defensor da ética e moral.

Jurado n.9 – senhor com mais de 70 anos, observador, atento, flexível e argumentativo

Jurado n.10 – Empresário (dono de Oficinas), senhor agressivo, preconceituoso e impaciente. Se deixou levar pelo preconceito e questões pessoais, não sendo imparcial.

Disputa a liderança com o jurado n.3 e com Davis.

Jurado n.11 – relojoeiro imigrante; homem lúcido, de pensamento claro e objetivo

Jurado n.12 – publicitário, não tem uma opinião definida, falando por evasivas e jargões do seu meio profissional. Perdido. Desinteressado sem opinião.

6. O papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com