TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas: os seus efeitos e conseqüências

Relatório de pesquisa: Drogas: os seus efeitos e conseqüências. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 12

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR SIMÃO MATHIAS

Drogas

Trabalho de conclusão de curso apresentado á banca

Examinadora da Escola estadual professor

Simão Mathias, como exigência parcial para certificação

Da educação básica, sob a orientação da

Professora Mirian Aparecida de Gatini.

São Paulo

2013

Sumário

Introdução 1

O que são drogas 2

Tipos de drogas 2 á 4

Droga licita 5 e 6

5 curiosidades 7

Anexos 8

Conclusão 9

Introdução

Com esse trabalho pretendemos mostrar ao leitor o que é drogas, os seus efeitos e conseqüências, mostrando que este universo é amplo e complexo, os transtornos causados não somente ao usuário, mas a sua família,amigos e a sociedade em geral.

O que são drogas?

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetraidrocanabinol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicada via retal (supositório).

Tipos de drogas

Intoxicação Aguda

É uma condição transitória seguindo-se a administração de álcool ou outra substância psicoativa, resultando em perturbações no nível de consciência, cognição, percepção, afeto ou comportamento, ou outras funções ou respostas psicofisiológicas.

Uso Nocivo

É um padrão de uso de substância psicoativa que está causando dano à saúde. O dano pode ser físico (como no caso de hepatite decorrente da administração de drogas injetáveis) ou mental (ex. episódio depressivo secundário a um grande consumo de álcool).

Toxicomania

A toxicomania é um estado de intoxicação periódica ou crônica, nociva ao indivíduo e à sociedade, determinada pelo consumo repetido de uma droga, (natural ou sintética).

Suas características são:

1 - irresistível desejo causado pela falta que obriga a continuar a usar droga.

2 - tendência a aumentar a dose.

3 - dependência de ordem psíquica (psicológica), às vezes física acerca dos efeitos das drogas.

Drogas Naturais

• Maconha: uma das drogas mais populares, a maconha é consumida por meio de um enrolado de papel contendo a substância. É feita a partir da planta Cannabis sativa. Existe a variação chamada Skunk, com um teor de THC bastante elevado, bem como o Haxixe.

• Ópio: droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas). Opiáceos: codeína, heroína, morfina, etc.

• DMT – Dimetiltriptamina: A principal consequência do seu consumo são perturbações no sistema nervoso central. Utilizada em rituais religiosos.

• Cafeína: é o estimulante mais consumido no mundo – está no café, no refrigerante e no chocolate.

• Cogumelos Alucinógenos: alguns cogumelos, como o Amanita muscaria podem causar alucinações.

Drogas Sintéticas

• Anfetaminas – Seu principal efeito é o estimulante. É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos.

• Ecstasy – Droga altamente alucinógena, causa forte ansiedade, náuseas, etc.

• LSD – Outro poderoso alucinógeno que causa dependência psicológica.

• Metanfetamina –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com