TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA

Exames: ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – LIBERDADE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: ECONOMIA

PROF.ª MS. ADRIANA SILVA DE SOUZA

RGM: 15091856 - Matheus da Silva Mendes

SÃO PAULO – 2015

ATIVIDADE

1) Conceitue Economia.

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Ela estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazê-las.

2) Conceitue Inflação.

Inflação é um conceito econômico que representa o aumento de preços dos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda cai.

3) Explique as políticas: fiscal, cambial e monetária.

Fiscal: Política fiscal tem atuação à arrecadação de impostos e aos gastos públicos, buscando diminuir os gastos públicos ou o aumentar a carga tributária, levando a inibição do consumo da população, pode também aumentar a demanda se for esse o objetivo.

Cambial: E a Política Cambial que são transações econômicas de um determinado país com o exterior, seria a quantidade de moeda nacional para cada unidade de divisa (atualmente o dólar) uma referência básica - cada moeda nacional é baseada a um padrão monetário internacional ou mundial.

Monetária: A política monetária controla a quantidade de crédito no mercado, os níveis das emissões de papel-moeda e o volume da moeda escritural, por meio de três instrumentos monetários básicos como: os recolhimentos compulsórios (uma porcentagem do dinheiro que é depositado no banco é recolhido pelo banco central), operações de redesconto (quando o banco tem a necessidade de utilizar as reservas, sendo penalizados com taxas de juros) e as operações de Open Marketing (trata-se da compra e a venda de títulos da dívida pública, regulando os fluxos gerais de liquidez da economia).

4) O que significa as siglas PIB, IPCA, IPC, IGP-M e INPC.

PIB: PRODUTO INTERNO BRUTO

IPC: INDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR

IGP-M: INDICE GERAL DE PREÇOS DO MERCADO

IPCA: INDICE DE PREÇOS AO CONSUMIDOR AMPLO

INPC: INDICE NACIONAL PREÇO AO CONSUMIDOR

5) Explique o que significa Taxa Selic, e informe qual a taxa atual.

A taxa Selic é também conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira. E a menor taxa de juros da economia brasileira e serve de referencia para a economia brasileira.

Ela é usada nos empréstimos feitos entre bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancarias em títulos públicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com