TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO CURRÍCULO E TECNOLOGIA

Pesquisas Acadêmicas: EDUCAÇÃO CURRÍCULO E TECNOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 3

2 DESENVOLVIMENTO ............................................................................................ 4

3 CONCLUSÃO ......................................................................................................... 8

4 REFERÊNCIAS ...................................................................................................... 9

5 ANEXO .................................................................................................................. 10

1 INTRODUÇÃO

O currículo caracteriza-se pelo conjunto de saberes produzido pela sociedade, consequentemente, o sistema de ensino determina quais os conteúdos deverão fazer parte do mesmo e também a seqüência que estes deverão ser ensinados. Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo. Segundo FRÓES a tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais.

A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia. Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.

Esta produção textual tem como principal objetivo evidenciar a necessidade de que novas práticas didático-metodológicas com o uso das mídias e tecnologias nos espaços de aprendizagem favoreçam os alunos, tendo em vista a construção do conhecimento. Baseia-se na reflexão acerca do cenário atual, da inserção das tecnologias e a integração das mídias ao currículo escolar, o papel do professor e do aluno diante deste cenário e das relações entre estes atores em práticas pedagógicas mediadas pelas TIC’S (Tecnologias da Informação e Comunicação).

Por ser um tema atual, este estudo possibilita uma reflexão sobre dilemas e perspectivas para os educadores diante de uma sociedade em transformação e de uma nova geração mais exigente, mas que precisa aprender a ser capaz de atender às demandas dos novos ambientes de aprendizagem e ser capaz de perceber-se como parte de uma comunidade real ou virtual de aprendizagem colaborativa e desempenhar um novo papel nessa comunidade.

2 DESENVOLVIMENTO

A Escola Municipal de Ensino Fudamental Boa Vista do Cadeado, localizada no Município de Boa Vista do Cadeado – RS, foi por nós eleita para fundamentar nossa pesquisa. Com cerca de cento e noventa e sete alunos, esta Escola não apresenta laboratório de informática próprio, porém possui projetor multimídia (Data Show), televisão, aparelho de DVD e de som. E quando as crianças precisam fazer trabalhos ou pesquisas, podem utilizar um laboratório de informática que fica perto da escola. É o Telecentro, que a Escola, em parceria com a Prefeitura, pode usufruir sempre que precisar.

O Telecentro é comunitário e toda a população pode usar, basta marcar horário. Ele foi montado há cinco anos, no ginásio de esportes. O horário de funcionamento é das 07h45min às 21h00min, dispondo de duas funcionárias da Prefeitura, sendo uma com curso básico de informática e a outra Pedagoga com capacitação em informática.

Os professores utilizam muito os recursos de slides, programas como Paint (criação e edição de desenhos), Word (criação e edição de documentos) e Internet para pesquisas. Já os alunos utilizam para fazer pesquisas e trabalhos escolares, em horário de aula somente com o acompanhamento dos professores. Logo, o Laboratório não possui software educativo, sendo muito utilizado principalmente para pesquisas.

Através da Assistência Social, pessoas de baixa renda recebem o curso de informática gratuito. Auxiliando assim, na disseminação do conhecimento a partir, a cerca, através e com a tecnologia. Instrumentalizando a população para essa nova era tecnológica, do conhecimento.O currículo contempla o uso de tecnologias, através de leituras, jogos que envolvem o raciocínio lógico, como instrumentos de aprendizagens e pesquisas. É o currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediado pela internet.

Os pressupostos didáticos e metodológicos buscam favorecer a sistematização do processo de ensino e aprendizagem do aluno na elaboração crítica dos conteúdos por meio de técnicas e métodos de ensino e pesquisa que valorizam as relações solidárias e democráticas tornando o professor mediador do conhecimento. Porém muitos professores ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos em aulas informatizadas, pois tais atividades exigem dos mesmos habilidades profissionais específicas. Além disso, como criar, planejar estratégias ligadas a uma forma de trabalho que ainda não se domina por completo?

As escolas deveriam repensar essas práticas, levando para o processo ensino/aprendizagem projetos que oportunizem o enriquecimento da troca de informações, já que através da internet podemos ter contato com o mundo. Em aulas de história, por exemplo, os alunos podem visitar museus eletrônicos, como o museu do Louvre, em Paris, o que dará mais veracidade aos fatos acontecidos. Imagine uma aula de fuso horário, assunto nada agradável, que exige cálculos, onde o professor pode mostrar, ao vivo, as diferenças entre as horas de uma localidade e outra, ou então acessar um programa que mostre o globo terrestre e, ao aproximar a imagem, visitar vários países.

Existem inúmeros conteúdos que podem ser trabalhados através da internet, como a criação do universo, dos planetas que constituem o sistema solar, movimento de rotação e translação, etc. Projetos que desenvolvam a sustentabilidade, recursos tão necessários para o planeta, também proporcionam melhores condições de aprendizagens e conscientização sobre os problemas da natureza, que tem ocasionado problemas para o homem.

Bom seria se, ao invés

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com