TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

Tese: EDUCAÇÃO ECOLÓGICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Multidisciplinar I

ALEXSANDRA C. ALVES RA: 7701635891

TAUANE G. GONÇALVES RA: 7536604184

MARIA AP. DA S. COSTA RA: 7706681743

JESSICA C. PEREIRA RA: 7980700761

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Projeto Multidisciplinar I”, - 3º semestre, sob orientação do professor-tutor à distância. Neide Cruz

RIBEIRÃO PRETO

Maio/2014

Etapas que envolvem a elaboração de um projeto educativo.

IDENTIFICAÇÃO: (TÍTULO) Nome da Escola, Nome do Projeto, e ano / turmas em que será desenvolvido.

JUSTIFICATIVA: A Justificativa deve caracterizar a situação real, obedecendo aos seguintes critérios: - Identificar os resultados de projetos anteriores que caracterizam a sua comunidade. - Descrever a situação existente a ser modificada pela execução do projeto.

OBJETIVO GERAL: É o que se pretende alcançar com o desenvolvimento do Projeto e deve ser redigido de modo claro, preciso e sem ambiguidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Detalhamento do Objetivo Geral deve ser formulado, atendendo aos seguintes critérios: - Ser formulado com verbo no infinitivo que define a ação a ser cumprida. - Identificar as mudanças necessárias à modificação da situação existente, descrita pela justificativa.

METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: APRENDER A SER: Transformar a realidade social; APRENDER A APRENDER: Pensar, argumentar, buscar e selecionar Informações; APRENDER A FAZER: Desenvolver as competências e habilidades no Projeto Proposto; APRENDER A CONVIVER: Incorporar a solidariedade, responsabilidade e reciprocidade nas relações pessoais e sociais, através de ações do cotidiano.

CRONOGRAMA: Compõe o tempo que irá iniciar o Projeto e o término do mesmo.

MATERIAIS: o que vou precisar? Neste momento, o professor deve calcular o material a ser utilizado, o tempo de confecção, a duração de cada atividade, etc.

AVALIAÇÃO: Processo contínuo.

1. Quais foram os indicadores de sucesso atingidos?

2. Quais são os motivos do impedimento para o cumprimento de aspectos da programação?

3. Que medidas devem ser viabilizadas para se superar as dificuldades identificadas?

PUBLICAÇÃO: Apresentar o produto final do projeto é alimentar autoestima e a auto-percepção real. Propicia o contato com as potencialidades e as limitações.

Refletir sobre as propostas desenvolvidas no currículo da Educação Básica.

Componentes de um Projeto Pedagógico. Cada escola convive com problemas diferenciados e o projeto pedagógico deve refletir a realidade de cada uma, bem como a visão de seus principais segmentos. Entretanto, existem componentes que, normalmente, devem constar da elaboração de um projeto.

Conteúdos Curriculares: Uma das preocupações centrais do projeto pedagógico é a abordagem dos problemas de ensino-aprendizagem. Devem ser considerados tanto a forma de apresentar os conteúdos, incluindo-se aí a escolha das técnicas de ensino e etc.

Avaliação da aprendizagem: Discutir e rever os objetivos da avaliação e os procedimentos empregados, considerando que a avaliação deve ser sistemática e gerar as informações necessárias para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.

Recursos didáticos: Os recursos didáticos podem ser divididos entre aqueles utilizados em sala de aula (quadro de giz, livro didático, materiais impressos etc.).

Alocação e atuação dos professores: Além de dispor de um perfil de professores capaz de atender às disciplinas dos diferentes ciclos, a escola deve distribuir seus docentes por ciclos, turnos e disciplinas.

Reformas e melhorias nas instalações da escola: A conservação das instalações escolares e a existência de um ambiente agradável têm se revelado como um dos determinantes do sucesso escolar.

Relações com a comunidade: É importante a participação da comunidade externa na escolha e organização dos eventos.

Cronograma das atividades e ações previstas: O cronograma de atividades sintetiza o projeto pedagógico, devendo, sempre que possível, ser acompanhado de um cronograma dos desembolsos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Todos nós produzimos lixo. Geralmente não pensamos sobre ele: simplesmente o jogamos fora. Porém, o mundo está ficando sem espaço para guardar todo o lixo que se está acumulando.

Se ficar jogado por aí, ele se torna um risco para a saúde e é feio. Queimar o lixo polui o ar, e as cinzas, muitas vezes, são tóxicas. Às vezes, o lixo é jogado nos rios e lagos, poluindo a água.

Frequentemente ele é enterrado na terra. O lixo enterrado, muitas vezes, pode conter substâncias tóxicas que vazam no solo e poluem o abastecimento de água.

No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis.

Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.

Quanto tempo demora a decomposição dos resíduos?

Papel: de 2 a 4 semanas

Papel plastificado: de 1 a 5 anos

Filtro de cigarros: de 10 a 20 anos

Couro: 30 anos

Embalagens plásticas: de 30 a 40 anos

Copos plásticos: 50 anos

Latas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com