TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO, ESCOLA E CULTURA NA FORMAÇÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS

Relatório de pesquisa: EDUCAÇÃO, ESCOLA E CULTURA NA FORMAÇÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Nos últimos anos, a sociedade mundial sofreu profundas transformações, principalmente no plano econômico e nas relações de mercado. passou a exigir do homem capacidades de aprender novas habilidades, de assimilar novos conceitos, de avaliar novas situações, de lidar com o inesperado, de propor mudanças e de adaptar-se ás condições em transformação. Consequentemente, caracteriza-se como função da escola atender a estas questões.

Entender as relações que se estabelecem na sociedade atual remete-nos á análise de um dos espaços onde elas se desenvolvem: a escola. Essa, por sua vez, não deve ser vista isoladamente, precisa-se considerar a influencia das diferentes instâncias sociais, como a igreja, as políticas, as culturas, a economia, a mídia.

Compreender o desenvolvimento de sociedade e da educação como fatores interligados nos leva a apontar que o desenvolvimento de um país está condicionado á qualidade de sua educação. Através dela, existem diferentes possibilidades a ser trabalhada, desde a socialização, o desenvolvimento mental, a preparação para o trabalho a construção de conhecimentos especializados.

A qualidade educacional está inteiramente ligada a novas formas de organização do trabalho escolar, que constituem alternativas práticas pautadas por laços de solidariedade, compreensão, participação, instituindo uma lógica inovadora nas relações pessoais e interpessoais.Compreender o desenvolvimento de sociedade e da educação como fatores interligados nos leva a apontar que o desenvolvimento de um país está condicionado á qualidade de sua educação. Através dela, existem diferentes possibilidades a ser trabalhada, desde a socialização, o desenvolvimento mental, a preparação para o trabalho a construção de conhecimentos especializados.

A qualidade educacional está inteiramente ligada a novas formas de organização do trabalho escolar, que constituem alternativas práticas pautadas por laços de solidariedade, compreensão, participação, instituindo uma lógica inovadora nas relações pessoais e interpessoais.

Ao nosso ver, é preciso transformar a escola no sentido de torná-la democrática. Para tanto, entendermos que como educadores, devemos através de um trabalho comprometido com o ensino de qualidade, aprofundar as nossas reflexões sobre a participação de todos os indivíduos no processo educativo.

A gestão democrática é uma possibilidade de organização administrativa que, se bem entendida, estimula a participação de todos os segmentos da comunidade escolar – professores, alunos, comunidades, funcionários – de forma que esses possam contribuir no planejamento dos objetivos a serem atingidos pelas atividades desenvolvidas em cada instituição de ensino.

Essas novas configurações caracterizam um grande desafio para a educação sobre o qual refletimos neste estudo sobre a participação da comunidade escolar e seus benefícios para a prática democrática da escola. Abordamos a escola como um espaço de interação, bem

NA INTRODUÇÃO DEVE CONTER:

A JUSTIFICATIVA DA PESQUISA, OS OBJETIVOS, O REFERENCIAL TEÓRICOS , A METODOLOGIA, E O RESULTADO DA PESQUISA. TUDO ISSO DE FORMA SUSCINTA.

1 A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E A CULTURA NA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com