TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empresa de estudo de caso Natura Cosméticos SA

Trabalho acadêmico: Empresa de estudo de caso Natura Cosméticos SA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 7

1

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Planejamento Estratégico

2

Estudo de caso empresa Natura Cosméticos S.A

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.

3

ROTEIRO DO TRABALHO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO – pág 4

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES – pág. 4

2.2 ESTRATÉGIA GENÉRICA – pág. 6

2.3 ESTRATÉGIA COMPETITIVA – pág. 6

2.4 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS – pág. 7

2.5 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS – pág. 8

3 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA – pág. 9

4 CONCLUSÃO - pág. 10

4

1 INTRODUÇÃO

Trata-se o presente Estudo de Caso sobre discussões sobre a Natura Cosméticos S.A, maior empresa do Brasil do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também no segmento de venda direta. Tem o presente o objetivo de demonstrar a estratégia competitiva adotada.

Fabricante de cosméticos fragrâncias e produtos de higiene pessoal. Possui sede em Cajamar (SP), além do mercado doméstico a empresa apresente grande atuação na América Latina, como Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Ainda valendo-se de distribuidor independente, chegam à Bolívia.

Sendo assim dividiremos o presente em partes das quais será abordado respectivamente a correlação entre missão visão e fundamentos da empresa; sua estratégia definida frente aos ambientes internos e externos da companhia bem como concorrentes, clientes e fornecedores.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 MISSÃO, VISÃO E VALORES.

Tem-se a missão como objetivo primordial da organização, é a missão que delimita seus fins estratégicos gerais traduzindo a finalidade da organização e expressando os propósitos gerais e fundamentais da gestão.

É a missão que define objetivos. É expressa e presta-se de norte aos colaboradores devendo ser breve e simples. Vejamos a empresa Natura S.A conteúdo retirado do sítio digital da companhia:

Missão:

“Criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.”

“bem-estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.”

“estar bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.”

5

Observa-se conforme exposto que a intenção da companhia é criar e comercializar produtos que causem bem-estar as pessoas. Percebe-se claramente o que é a organização, sua razão de ser. Define exatamente o que é a Natura hoje e seu propósito para com os clientes.

A missão da Natura explica exatamente o que pretende a companhia com a produção e comercialização de seus produtos criando o clima de comprometimento da equipe com o trabalho, orientando o rumo das decisões estratégicas.

Fica claro o serviço que será oferecido e a maneira que serão atendidos os clientes os quais serão consumidores de produtos que geram bem-estar dos clientes consigo mesmos.

Acertadamente a companhia define a visão a qual é basicamente aonde a organização pretende chegar, direção que se deseja seguir, tratando-se de um desafio para o futuro. Dessa maneira necessário se faz a delimitação de tempo.

VISÃO ou Razão de ser disponível no sítio eletrônico da companhia.

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”

Fica evidente que a marca deseja notoriedade internacional no decorrer do tempo, bem como notoriedade de empresa sustentável e amiga do meio ambiente. Falta apenas uma melhor delimitação do prazo estipulado, ou seja, fica claro que é algo futuro, mas não mensurável.

Valores Políticas de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Produto e Segurança e Saúde no Trabalho são nossos guias no estabelecimento de estratégias e direcionamentos para todos os públicos que trabalham conosco diariamente. Os valores da empresa devem servir de base a sua administração e todas as ações da companhia devem ser sempre confrontadas com os valores definidos. Feito isso naturalmente haverá um processo de identificação do funcionário com a empresa o qual certamente terá orgulho de fazer parte do quadro. Segurança e saúde no trabalho evidenciam exatamente essa característica da Natura.

6

2.2 ESTRATÉGIA GENERICA

Segundo o texto estudo de caso a estratégia da empresa consiste no crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos através do canal de vendas diretas, buscando o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras.

A renovação contínua da carteira de produtos investindo em inovação e eficiência operacional são itens que também compõe a estratégia da construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.

No quesito renovação contínua a empresa desenvolveu o Natura Campus (http://www.naturacampus.com.br/) trabalhando com a inovação aberta há sete anos, compartilhando desafios com a comunidade científica do Brasil e do exterior, com o objetivo de desenvolver conceitos, metodologias, produtos e processos. A maneira de integrar pesquisadores criou-se o portal Natura Campus no qual é lançado edital e desafios para investimentos em pesquisa.

Objetiva o crescimento no mercado internacional, em especial no latino-americano, pois representava em 2003 uma pequena fatia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com