TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Tese: ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Tese  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

ESTAPAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL

ETAPA DE SUSTENTAÇÃO É um contato não exclusivamente corpóreo, mas também de energia e afeto entre a mãe e o bebê em concepção. É importante destacar que o nível de energia do embrião será determinado pelo nível de energia do útero da mãe, (REICH, 1987).

ETAPA DE INCORPORAÇÃO Esta etapa tem início logo após o nascimento e finda com o desmame, que deverá acontecer por volta do nono mês de vida, quando o bebê já tem dentes autossuficientes para fragmentar sua própria alimentação. Não devemos esquecer que “a pele é a ponte sensível do contato com o mundo... É o nosso órgão mais extenso, é o nosso código mais intenso, um lar de profundas memórias” (LELOUP, 1998).

ETAPA DE PRODUÇÃO A etapa de produção se inicia com o desmame e se estende até o final do terceiro ano de vida ou para algumas crianças, pode até mesmo advir um pouco antes. Segundo Wallon, o estágio impulsivo emocional inicia no primeiro ano de vida e está ligado fortemente à emoção e a afetividade com as pessoas e a interação com o meio. Afirma também que o estágio sensório-motor, que se estende até o terceiro ano, se volta para exploração sensória motora do mundo físico, (WALLON 1994).

ETAPA DE IDENTIFICAÇÃO É a partir do quarto ano de vida que se inicia a etapa que a criança está hábil a fazer identificações. Esta etapa se estende até o final do quinto ano de vida. É a etapa em que a energia volta-se para a descoberta dos genitais e a criança passa a distinguir a diferença entre menino e menina e a ter um conceito seguro quanto ao sexo que pertence.

ETAPA DE ESTRUTURAÇÃO E FORMAÇÃO DO CARÁTER Essa etapa tem início aos cinco anos de vida e se estende durante toda a puberdade, até o início da adolescência. Segundo Piaget; o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo). Resulta justamente das ações e interação do sujeito com o ambiente onde vive para ele o conhecimento é uma construção que vai sendo elaborados desde a infância através de interações do sujeito com os objetos que procura conhecer, seja eles do mundo físico ou cultural, (PIAGET, 1971).

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DA CRIANÇA DE 0 A 06 ANOS Segundo Wallon; a criança deve ser estudada na sucessão das etapas de desenvolvimento caracterizadas pelos domínios funcionais da afetividade, do ato motor e do conhecimento, entendidos como sendo desenvolvido primordialmente pelo meio social, (Wallon, 1934).

DESENVOLVIMENTO SOCIAL Piaget relata que a evolução cognitiva leva à percepção da existência de outras pessoas e à colocação de si próprio como um indivíduo entre os demais. Assim, para Piaget, o objetivo do desenvolvimento é a socialização do pensamento, sendo a interação com outras pessoas de importância fundamental na construção do conhecimento e constituindo-se numa de suas forças motivadoras, (PIAGET, 1967).

Essas características são relevantes no momento de planejamento do que ensinar e como ensinar, pois não podemos igualar uma mesma idade à outra, por mínimo que seja a diferença entre elas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com