TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE BIOESTATISTICA E EPIDEMIOLOGIA

Por:   •  1/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 10

EXERCÍCIO DE REVISÃO DE BIOESTATISTICA E EPIDEMIOLOGIA

PSICOLOGIA - 4°período. Bloco u 308

1) O que é epidemiologia e como ela atua?

Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos problemas de saúde em populações humanas, bem como a aplicação desses estudos no controle dos eventos relacionados com saúde.

É a principal ciência de informação de saúde, sendo a ciência básica para a saúde coletiva. átua na Investigação dos fatores determinantes, realizando estudo científico da saúde na população.

2) O que significa “estudar quantitativamente a distribuição dos fenômenos de saúde/doença” ?

Estudar quantitativamente significa, mensurar uma determinante, usando da

linguagem matemática para poder as causas de um fenômeno e suas variáveis.

3) Por que a epidemiologia é uma boa ferramenta para avaliação da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública?Que tipo de intervenções podem ser avaliadas por estudos epidemiológicos?

Porque a Epidemiologia analisa a ocorrência de doenças em massa, ou seja, em sociedades, coletividades, classes sociais, grupos específicos. Os tipos de intervenção que podem ser avaliados são: eventos relacionados à saúde das populações, características e suas aplicações no controle de problemas de saúde. É um instrumento importante, porque ela permite com que se possa planejar ações que promovam uma mudança e controle ou erradique um determinado fenômeno. Ela nos permite mapear o fenômeno, podendo assim, descobri a sua causa e uma possível solução. Exemplificando, conforme solicitado, uma vacina para gripe em idosos. Uma vez que o estudo epidemiológico comprova a eficácia do mesmo, promovendo assim, uma certa qualidade de vida para essa população.

4) Como a epidemiologia estuda a ocorrência de “doenças em massa”?

Buscando dados em diferentes locais, populações, culturas, etc. e após isso levantando os dados para tirar conclusões.

A Epidemiologia estuda e analisa a ocorrência de doenças em massa, ou seja, em sociedades, coletividades, classes socias, grupos específicos, dentre outros levando em consideração causas categóricas dos geradores estados ou eventos relacionados à saúde das populações características e suas aplicações no controle de problemas de saúde.

5) O que são causas categóricas geradores, estados ou eventos relacionados à saúde das populações?

Eu compreendo como as evidencias que apontam para os agentes causadores de um determinado fenômeno na saúde da população .Uma doença infecciosa é causada por um agente biológico, de patogenia viral, bacteriana ou parasita, a doença deve ser transmitida mediante contato físico, como beijo, relação sexual, aperto de mão ou contato com uma área onde alguém doente tenha passado e deixado de maneira não intencional os vertiginosos dessas patogêneses, por isso hábitos individuais podem levar a uma epidemia de uma população local.

6) Como a epidemiologia relaciona os hábitos individuais com a saúde da população?

Uma doença infecciosa é causada por um agente biológico, de patogenia viral, bacteriana ou parasita. A doença deve ser transmitida mediante contato físico, como um beijo, relação sexual, aperto de mão ou contato com uma área onde alguém doente tenha passado e deixado de maneira não intencional os vertiginosos dessas patogêneses, por isso hábitos individuais podem levar a uma epidemia de uma população local.

7) Explique porque a epidemiologia é uma área de atuação essencialmente transdisciplinar?

Porque analisa determinações causais das doenças em uma coletividade humana, dividida em classes sociais ou grupos específicos de populações (ou a distribuição desigual das doenças nas sociedades) exigem da epidemiologia uma interação, e estabelece sua dependência a outras ciências.

8)Explique a diferença entre população e amostra. Você se lembra de como devem ser expressos esses valores?

população é o que se está estudando enquanto a amostra, é uma representação, da inferência deste todo.

No entanto quanto a maior for a amostra, maior será o seu resultado.

Quanto a expressão de valores, deve ser em números inteiros.

9)Explique o que é uma amostra randomizada.

expressos esses valores?

População é um conjunto de informações que tenham entre si uma característica comum, que delimite quais elementos pertencem a ela. Por exemplo: uma população de uma cidade considerada a partir da estatura dos seus habitantes constitui uma população de estatura. É expressa pela letra ‘N maiúscula’.

A amostra é um subconjunto representativo de uma dada população que deve ser representativa, parecida qualitativamente e quantitativamente, suficientemente grande seja feita por seleção ao acaso. É expressa pela letra ‘n minúscula’.

10)Escreva um parágrafo utilizando as palavras e explicando a relação entre esses dois termos:

a)Estudo: O estudo de uma variável aleatória de acordo com uma distribuição de probabilidade discreta revela o cálculo de somas e de séries, enquanto que o estudo de uma variável aleatória de acordo com uma distribuição.

b)Distribuição : teoria da probabilidade e em estatística, uma distribuição de probabilidade descreve o comportamento aleatório de um fenômeno dependente do acaso. são fenômenos discretos, o que significa que o número de resultados possíveis é finito ou contável

11) Defina “determinantes” e “eventos relacionados à saúde”. Deve estar clara a diferença entre os dois termos, além de explicar use exemplos.

Determinantes são fatores que afetam o estado de saúde, dentre os quais os fatores biológicos, químicos, físicos, os determinantes são resultados das associações entre um ou mais fatores suspeitos como causais. Já os eventos relacionados à saúde referem-se a doenças, causas de óbitos, hábitos comportamentais, como por exemplo o tabagismo.

Podem ser considerados os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com