TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Epidemiologia e Bioestatística

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA DE PIRACICABA

 

RESUMO

Cap. 1 FORMAÇÃO HISTÓRICA DA EPIDEMIOLOGIA

Cap. 2 Medidas de Frequência de Doenças

Resumo, entregue a Faculdade Anhanguera de Piracicaba, como parte das exigências para a ATPS

RESUMO Cap. 1

FORMAÇÃO HISTÓRICA DA EPIDEMIOLOGIA

Uma análise histórica situa os primeiros registros da Epidemiologia na Grécia Antiga. Considerando Asclépios filho de Apolo e Coronis que eram considerados Deus da Medicina representado segurando um bastão com duas cobras enroladas, que veio se tornar o símbolo da profissão medica e farmácia, começou os primeiros estudos sobre epidemias fazendo relacionamentos entre doenças e causas ambientais, ainda muito influenciados pela religião, ainda com muita dificuldade pois esses registros eram apenas famílias de seguidores de Hipócrates, pois os hospitais ainda eram vistos como refúgio de pobres e mendigos, no decorrer dos séculos 17 e 19 em Londres em plena Revolução Industrial da Europa, com o deslocamento das populações para as cidades e a ocorrência das epidemias de cólera, febre tifoide, febre amarela e tuberculose, teve início o estudo de casos com métodos e conceito de abordagem numérica, Sob a influência da microbiologia, os estudos são concentrados no laboratório e os demais ramos da medicina, subordinados a esse conhecimento. A formação do sanitarista centrava-se no laboratório e a aplicação da Epidemiologia, com conceitos de ambiente e de quantidade na compreensão dos problemas de Saúde Pública ficaram mais visíveis.

Esse foi um período muito rico no estabelecimento de novos conceitos e sistematizações na metodologia epidemiológica quando passou a registrar as causas e quantidade dos fatore das enfermidades relacionando o ambiente com as enfermidades e infeções adquiridas ou transmitidas com as mortes. A Epidemiologia ocupa um papel de destaque na integração dos conhecimentos científicos sobre o processo saúde doença ao campo profissional, desenvolvendo esforços pelo cuidado da saúde das populações. Esse foi o período em que se consolidou a Epidemiologia como ciência.

No século 20 na época do pós guerra, a Epidemiologia teve grande desenvolvimento a partir da criação do departamento de Epidemiologia em diversas Universidades pelo mundo, com planejamentos, avaliações e ação de saúde, estabelecendo prioridades e identificando fatores etiológicos reunindo informações que influenciavam a situação da saúde e o impacto na Saúde Publica.  

Com o surgimento dos computadores o desenvolvimento da Epidemiologia foi marcado com a implantado sistemas de estatísticas, com muito otimismo para o papel instrumental que o conhecimento epidemiológico poderia desempenhar na investigação das doenças crônico-degenerativas criando assim a possibilidade de um controle de larga escala das doenças crônicas.

Desde a época de Hipócrates onde a medicina era tratada como crença ao acaso, passando por grandes mudanças e adaptações até a chegada de técnicas consistentes, o principal objetivo da Epidemiologia que é a busca da causa e dos fatores que influenciam a ocorrência de eventos relacionados ao processo saúde-doença e poder analisar fatores de riscos.

Epidemiologia foi se consolidando até os tempos atuais em que podemos combater epidemias graves através de planejamentos, controle e tratamentos das doenças.

Resumo Cap. 2

 Medidas de Frequência de Doenças

Introdução

As medidas de incidência e prevalência é o estudo de diferentes contextos epidemiológico, apresentando conceitos de mortalidade, letalidade e sobrevida de uma ou mais população com o objetivo de estudo de ocorrência das doenças na população humana e suas consequências na saúde, observando a natureza epidemiológica medindo a frequência e agravos relacionados com a característica comum de ocorrência de problemas de saúde entre duas populações ao longo de um determinado período, ou em uma mesma população comparando a incidência e frequência de determinada doença.

INCIDÊNCIA

Incidência é a frequência de casos novos de uma determinada doença ou problema de saúde num determinado período de tempo, onde os novos casos ocorrem em indivíduos que ainda não apresenta sintomas no período de observação sendo necessário observação em duas ou mais ocasião em que possa adoecer. A incidência é o modo de medidas mudanças de saúde de uma determinada população baseada em evidencia clinicas, laboratoriais e epidemiológicas seguindo critérios predefinidos e padronizados.

A incidência tem o objetivo de identificar o primeiro caso de uma determinada doença, e a ocorrência de novos casos entre intervalo de tempo e em qual circunstancia está acontecendo, determinando tipos de doenças, total de casos. Assim podendo ter uma referência de uma determinada população e período determinados que o tamanho da população sob risco de adoecimento, determinando o limite máximo possível do número de casos de indivíduos que possam ser acometidos por determinada doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com