TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO TEÓRICO

Por:   •  24/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 6

FERNANDO MARTINS SUTIL

2019

EXERCÍCIO TEÓRICO-PRÁTICO 2

Tendo como fundamento teórico os autores e textos da Psicologia Escolar Crítica

trabalhados em supervisão, leia o texto anexo e responda às questões abaixo.

QUESTÕES:

1 – A ilustração do texto indica qual concepção de atuação do psicólogo escolar? Clínica ou crítica? Por quê? O que a imagem revela a respeito? Comente.

        A ilustração mostra um modelo clínico de atuação que coloca o aluno como centro do problema e da solução. Na imagem é possível observar um aluno cabisbaixo, triste e desmotivado, os raios apontam ele como o centro do problema, que gera culpabilização do mesmo, atrás seus pais, também culpados pelo mal comportamento do filho, e finalmente duas profissionais observando, sendo uma delas psicóloga. Aqui vemos um modelo clínico tradicional, onde o objetivo é adaptar o indivíduo ao contexto escolar, com utilização de psicodiagnóstico e avaliações psicológicas, o que atribui unicamente ao indivíduo e à sua família a responsabilidade pelo fracasso escolar, excluindo-se assim os fatores escolares e questões sociais ou ambientais, na promoção de tais dificuldades e do fracasso escolar.

2 – Ainda quanto à imagem, os “raios” de influência mostram que condições como responsáveis pelos problemas que a criança apresenta na escola? Isso está correto? Justifique.

        Os raios aparentam focar o aluno como único responsável por mudanças ou melhorias de comportamento, e que se falhar será o único culpabilizado, afinal os profissionais direcionaram em “raios” o que podiam. Isso está errado, a partir do princípio de focar o aluno como único responsável, quando há diversos fatores fundamentais e inclusive os profissionais envolvidos, que tem sim responsabilidade com os resultados obtidos.

3 - Você, como psicólogo escolar crítico, se sente contemplado por essa imagem?  Falta algo ou acrescentaria algo? Por quê? Responda à questão e faça uma nova imagem (desenho) que represente adequadamente, a seu ver, o papel do psicólogo escolar. Justifique os elementos e composição da nova imagem. Obs.: Mesmo que vc não desenhe bem, faça o desenho, tá? O que importa é a ideia. O desenho é só um esboço. Mas tem que fazer.

        Não existe possibilidade de contemplação dessa imagem, pois ela gera muitos questionamentos, o desenho mostra pouca coisa, de uma maneira pouco clara ou até passível de interpretações equivocadas. Falta representar o aluno não como centro de tudo, e sim como parte de um todo, deveria haver em volta, também representados demais profissionais da educação e principalmente representar a escola como ambiente fundamental.

4 – O texto confirma ou não o que a imagem aponta como papel esperado do psicólogo escolar? Exemplifique com um ou mais trechos do texto e comente.

        Não confirma, afinal na imagem se vê o aluno como centro de todas as questões, rodeado por profissionais, seus pais e pressão social. E ainda, a postura do aluno parece transmitir desanimo, incompreensão e isolamento, talvez angústia por ser apontado como culpado pelos seus comportamentos ruins e dificuldade em apreender (observação e interpretação pessoal). Existe uma expectativa quanto à atuação do psicólogo escolar, e na maioria das vezes estão associadas a um modelo clínico, centrado no aluno que apresentar problemas de indisciplina ou aprendizagem, como se vê na matéria: “A Assistência Psicológica será realizada por meio de orientação aos estudantes, aos profissionais das Unidades Educacionais e às famílias. Essa atuação é voltada para a prevenção e tratamento de distúrbios psicológicos e outras condições que possam comprometer o desempenho escolar e o bem-estar dos educandos e da sociedade. A atuação do psicólogo compreenderá a análise dos sintomas e das ações dos educandos que estejam apresentando dificuldade de aprendizagem ou problemas relacionados ao convívio escolar.” Sendo aqui observado o desconhecimento, por parte dos profissionais da escola em geral, quanto a função do psicólogo, voltada para o diagnóstico e cura de problemas dos alunos. É fundamental discutir o real papel do psicólogo escolar na construção dessas expectativas de profissionais que ainda possuem uma visão clínica tradicional de atuação da psicologia. Tais perspectivas sustentam a culpabilização do aluno e sua família, tirando da escola quaisquer responsabilidades, concepção insuficiente que não abrange a complexidade das relações do processo escolar. Ressalto que o profissional psicólogo deve mudar o modelo individual e curativo de atuação, entendendo o aluno como um todo, suas interações no mundo do processo escolar, adotando uma prática mais sistêmica e institucional, considerando a problemática como algo que está para além do indivíduo.

        Portanto um trabalho colaborativo do psicólogo com a equipe escolar torna a atuação psicológica mais eficiente, sem ameaças para o trabalho e espaço de outros profissionais envolvidos, desta forma as responsabilidades podem ser compartilhadas e assumidas por todos da escola, gerando melhores resultados. Apesar de parecer um desafio, o psicólogo detém ferramentas para propiciar diálogo interdisciplinar, favorecendo os processos sócios institucionais da escola.

        Quanto ao restante do texto pude observar uma ênfase aos poderes envolvidos no projeto: “...Núcleos de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), que estão sendo constituídos em cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).” “...Mais Educação São Paulo, Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino.” “...Secretário Municipal de Educação”, o que só mostra a real intenção da reportagem/matéria, que é importância de seus trabalhos, de que estão cumprindo seus deveres, uma espécie de prestação de contas à população, ou mesmo uma forma de mostrar trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com